Política

As promessas de Adelino Soares para o novo mandato

Partilhe a notícia
pub
pub
pub

A construção do Pavilhão Multiusos da Salema e a conversão do edifício da antiga Escola Primária de Sagres em Pavilhão Multiusos, que, ao mesmo tempo, servirá de sede do Clube Recreativo Infante de Sagres, são duas das promessas eleitorais feitas pelo reeleito presidente da Câmara de Vila do Bispo, Adelino Soares, para cumprir ao longo do próximo mandato.

Ao nível da requalificação urbana, os destaque vão para as intervenções a desenvolver nas Praças da República de Sagres e Vila do Bispo e no Jardim da Fonte, em Vila do Bispo. Esta equipa autárquica pretende, também, desenvolver as Áreas de Reabilitação Urbana de Vila do Bispo, Raposeira, Figueira, Budens, Vale do Boi, Hortas do Tabual e Barão de S. Miguel.

Ainda ao nível de intervenções em espaços públicos, há a referir o compromisso, assumido no seu programa eleitoral, de pavimentação da rua do Barrudo e envolvente à Escola S. Vicente, em Sagres, localidade que deverá, nos próximos tempos, vir a contar com um novo Mercado.

Celeiro da História

Ao nível da cultura e história do município, um dos projectos de maior dimensão, que já está a desenvolver-se e que deverá concretizar-se ao longo do próximo mandato, é o denominado “Celeiro da História”. Trata-se da reconversão de uns antigos celeiros, situados em Vila do Bispo, num espaço museológico e cultural.

A construção da Ecovia e Ciclovia do Litoral Sudoeste é outro dos projectos que já começaram a dar os primeiros passos e que vão continuar.

O executivo municipal de Vila do Bispo tem no seu programa a construção de um novo cemitério em Sagres e a ampliação dos de Vila do Bispo e Budens.

No que diz respeito ao sistema de abastecimento de água, prevê-se a construção de 3 reservatórios e respectivas condutas de ligação. É explicado no programa eleitoral do PS, que, para resolver os constante problemas de abastecimento de água, a autarquia negociou com a empresa Águas do Algarve a alteração do ponto de entrega do precioso líquido ao concelho.

Isso implica que a Câmara construa um novo reservatório de grandes dimensões, a norte de Budens. Para além deste, serão construídos dois outros reservatórios, um em Hortas do Tabual e outro na Pedralva.

Terrenos para construção de habitação

A equipa liderada por Adelino Soares pretende avançar com a construção de novos fogos habitacionais, tendo como objectivo fundamental garantir condições para a fixação de jovens no concelho.

No entanto, a autarquia não é detentora de terrenos que possa utilizar para o efeito, pelo que, “depois uma drástica redução da dívida”, consideram os autarcas haver, agora, condições para proceder à aquisição dos necessários terrenos, nos quais serão edificados bairros sociais a custos controlados.

Ao mesmo tempo, vai-se proceder à recuperação das casas do Monte de Santo António, disponibilizando-as, a custos controlados, a funcionários da edilidade.

Exigência de correcções na EN 125

Ao nível das vias de comunicação, uma das prioridades é a requalificação da Estrada Nacional 268, no troço urbano de Sagres. Trata-se de uma intervenção que esteve prevista, mas que nunca foi concretizada, mantendo-se a estrada ao abandono.

Após reuniões que envolveram responsáveis da autarquia e da Infraestruturas de Portugal e Rotas do Algarve Litoral, foi decidido passar aquela via de comunicação para a responsabilidade da Câmara, que deverá nela intervir, ao nível dos passeios, iluminação pública, sistema de águas pluviais, saneamento, abastecimento de água e redes eléctrica e de telecomunicações. Trata-se de uma intervenção com um custo estimado de 2,5 milhões de euros.

No que diz respeito à requalificação da EN 125, há diversas alterações que o poder político local pretende que as empresas responsáveis pela obra levem a cabo.

Entre elas, constam a abertura de acessos, “que, erradamente, foram fechados”, a construção de rotundas na Raposeira e no cruzamento de Burgau, a anulação de traços contínuos, a iluminação das rotundas e a pavimentação de acessos secundários.

Leia também:

Resultados eleitorais algarvios em directo

Joaquina Matos tem maioria reforçada

Isilda Gomes vence com maioria absoluta

“Quero ter uma vitória esmagadora”

(Visited 660 times, 1 visits today)
pub
ViladoBispo_Banner_Fev
pub
pub

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

EVENTOS NO ALGARVE