AutarquiasRegional

Portimão avança com campanha de prevenção contra incêndios

Partilhe a notícia
pub
pub
pub

O Município de Portimão, através do seu Gabinete Técnico Florestal do Serviço Municipal de Protecção Civil, iniciou uma campanha de sensibilização e informação pública dirigida aos proprietários, arrendatários, usufrutuários ou entidades que convivam com o espaço rural, em particular a Norte da Estrada Nacional 125, com o intuito de os informar que devem proceder obrigatoriamente à limpeza do espaço rural e à criação das faixas de protecção de 50 metros à volta das edificações até ao próximo dia 15 de Março.

De acordo com a legislação em vigor, em caso de incumprimento, avisa a autarquia, em comunicado, “a partir do próximo dia 16 de Março, os proprietários serão alvo de coimas avultadas, estando a autarquia obrigada legalmente a substituir-se na limpeza e criação de faixas de protecção, ficando ainda os infractores obrigados a ressarcir a autarquia dos valores afectos aos trabalhos em apreço”.

Antecipando estas ações que terão que ocorrer num curto espaço de tempo, teve início na passada semana uma campanha de comunicação e sensibilização locais, com recurso à implementação de estruturas de comunicação outdoor nas zonas rurais de Porto de Lagos, Penina, Montes de Cima, Figueira, Pereira e Mexilhoeira Grande, e a distribuição massiva de folhetos em pontos-chave de frequência dos residentes nestas zonas.

Durante o mês de Fevereiro, todos os munícipes receberão esta comunicação nas suas caixas de correio, com a factura da água e serão distribuídos 20 mil folhetos nas linhas de caixa dos hipermercados Continente em Portimão. Em parceria com a associação AFPOP, foram elaborados para disseminação junto da comunidade estrangeira folhetos em inglês, francês e alemão.

Estão, ainda, agendadas ações de sensibilização junto deste público-alvo, com o apoio da freguesia da Mexilhoeira Grande e dos cafés/associações locais, onde serão detalhadamente explicados quais os procedimentos a adoptar. De referir as datas das acções já agendadas: dia 3 de Fevereiro, às 10h00, nos Montes de Cima, no Café dos Montes de Cima, e às 16h00 no Clube Desportivo, Cultural e Recreativo de Porto de Lagos; dia 4 Fevereiro, às 10h00, no Café da Pereira.

A autarquia adianta, ainda, que os munícipes que tenham dúvidas ou careçam de informações, podem contactar o número de protecção civil em Portimão, através da Linha Municipal Protecção 24: 808 282 112.

Paralelamente a esta campanha, “encontra-se já a decorrer um trabalho de levantamento exaustivo de identificação e geo-referenciação no terreno das propriedades, com equipas de observação da estrutura municipal de Protecção Civil Municipal, envolvendo Bombeiros, técnicos da autarquia, Juntas de Freguesia e GNR, com o intuito de identificar situações de maior risco e validar os trabalhos de gestão de combustível que iniciarão já a partir de 1 de Fevereiro, nomeadamente na rede viária florestal e defesa dos aglomerados populacionais”.

Leia também:

Detenção de homem indiciado de rapto e violação

O grupo Pestana está a recrutar

900 quilos de pescado apreendidos

(Visited 157 times, 1 visits today)
pub
pub
ViladoBispo_Banner_Fev
pub
pub

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

EVENTOS NO ALGARVE