Reabilitação da Ribeira de Monchique vai custar 400 mil euros
A Câmara de Monchique vai levar a cabo uma intervenção de reabilitação do troço urbano da Ribeira de Monchique.
A obra deverá custar cerca de 400 mil euros e será co-financiada pelo PO SEUR – Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos. O acto de assinatura dos termos de aceitação da candidatura decorreu na Golegã, na presença do ministro do Ambiente, Matos Fernandes.
De acordo com o presidente da Câmara de Monchique, Rui André, através deste projecto pretende-se evitar que se registem mais situações como a cheia ocorrida em 26 de Outubro de 1997, que causou grande susto, destruição e avultados prejuízos.
O autarca lembra que as alterações climáticas “originam fenómenos cada vez mais extremos e para os quais são necessárias medidas eficazes ao nível da prevenção e gestão dos riscos associados à desobstrução, regularização e controlo de cheias”.
Esta Ribeira e o troço em que intervir fazem parte das zonas críticas de inundação previstas na carta de zonas inundáveis WISE – ‘Water Information System for Europe’ pelo que “a reabilitação do sistema de drenagem é fundamental e necessário com vista à melhoria do escoamento e vazão das secções hidráulicas, de modo a assegurar a sua regularização e consequente prevenção dos efeitos das cheias no núcleo urbano consolidado de Monchique”.
Leia também:
O Algarve no Diário da República (5 e 6 de Fevereiro)
Ofertas de emprego para o Algarve (7 de Fevereiro)
Detida por burlas superiores a 5 milhões de euros