Programação do Março Jovem de Portimão

A edição deste ano do Março Jovem arranca já no próximo Sábado, 24 de Fevereiro, a partir das 21 horas, no Portimão Arena, com mais um concurso de novos talentos da Escola Secundária Manuel Teixeira Gomes.

No entanto, al festa de abertura só terá lugar no dia 1 de Março, às 17h30, na Escola Secundária Poeta António Aleixo, num evento que contará com a participação especial do músico Daniel Kemish.

No dia seguinte, 2 de Março, realiza-se uma festa solidária com duas aulas especiais no ginásio Village Fitness; nos dias 3 e 4 de Março têm lugar a 1.ª e 2.ª etapas da Taça de Portugal de BMX Race no Parque da Juventude e, entre 5 e 11 de Março, o Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes dinamiza a Semana do Exercício e Desporto ISMAT’18.

Terá ainda lugar uma aula aberta de Krav Maga no dia 17, o I Aquatlo Indoor de Alvor no dia 24 e um torneio de skate na Praça da Marina de Portimão e aulas abertas de zumba e pop dance no Pavilhão Gimnodesportivo de Portimão, ambas as iniciativas agendadas para o dia 31 de Março.

Na área da música e entretenimento destaque para o Concurso de Bandas Março Jovem 2018, que terá lugar no Bar Marginália, em Portimão, com as eliminatórias a decorrerem nos dias 10, 17 e 24 de Março, e a grande final no dia 25, sempre com início às 22h00, e a edição especial do programa de rádio “Choque Frontal” da Alvor FM, que contará com a participação especial da banda de rock “Mopho”, a ter lugar no dia 14 de Março, no TEMPO, a partir das 21h15.

No dia 17 de Março o Portimão Arena recebe o concerto, já esgotado, “Algarve in the night”, a cargo da equipa de locutores do programa “As manhãs da Comercial”, da Rádio Comercial.

A Beta-Talk volta a integrar o programa do Março Jovem e no dia 16 de Março traz ao Centro Dual Portimão, dois jovens empreendedores para partilharem as suas experiências.

Igualmente no dia 16, os mais jovens são convidados a participar na sessão de colheita de sangue que terá lugar no pavilhão gimnodesportivo, numa organização da Associação de Dadores de Sangue do Barlavento do Algarve, e no dia 21 a colaborar na confeção de cabazes de alimentos para oferta às instituições de solidariedade social, num organização do Banco Alimentar Contra a Fome do Algarve.

O cinema também marca presença na programação do Março Jovem, recebendo o Museu de Portimão, nos dias 7, 14, 21 e 28 de Março, o ciclo de cinema da associação Contramaré, numa co-produção com o Goethe Institute, este ano sob o mote “O som e a cidade”. No dia 31 de Março, o mesmo local recebe o ciclo “Filmes da Malta de Portimão”, a cargo de um grupo de jovens cineastas portimonenses.

Durante todo o mês de Março também será possível praticar diversas modalidades de forma gratuita no Cross Arade, no Villa Prana Guesthouse & Therapies, nos complexos desportivos de Alvor e Mexilhoeira Grande e na Piscina Municipal de Portimão.

A vertente da Edução e Formação há um leque bastante diversificado de workshops e acções de sensibilização nas escolas do município. Destaque para os workshops de confecção da tiborna algarvia e construção de hortas em varandas, na Quinta Pedagógica de Portimão; workshops de fotografia e design na Escola Profissional Gil Eanes de Portimão; workshops de ilustração científica na biblioteca municipal Manuel Teixeira e workshops sobre programação, psicologia e mindfulness e bem-estar no Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes.

Destaque ainda para a III Encontro Urban Sketchers Algarve que volta a decorrer em Portimão nos dias 24 e 25 de março, assinalando o Dia Nacional dos Centros Históricos, e desafiando os mais jovens e todos os que gostam desta área a desenhar a cidade, os seus edifícios, lugares e pessoas.

Nas escolas serão ainda dinamizadas diversas ações de sensibilização, destacando-se a campanha “Stop Phubbing” que percorrerá os estabelecimentos do ensino básico do município entre 1 e 9 de Março, sensibilizando os alunos do 2.º e 3.º ciclos para os perigos inerentes ao comportamento de ignorar as pessoas que estão próximas utilizando o smartphone, e o Dia Internacional da Protecção Civil que, assinalado a 1 de Março, desencadeará, através do Serviço Municipal de Protecção Civil e dos Bombeiros de Portimão, um conjunto de iniciativas e acções de sensibilização durante este dia e durante todo o mês de Março junto dos jovens e rede escolar do município.

Ainda no âmbito do Março Jovem, a Escola Profissional Gil Eanes mostra nas montras do Balcão Único o talento dos seus alunos do Curso Profissional Técnico de Fotografia e Curso CEF tipo 2 e 3 – Operador de Fotografia. Em exposição encontram-se alguns trabalhos, seleccionados após concurso interno, que pretendem ilustrar a evolução da fotografia desde os primórdios até à actualidade, através da utilização das técnicas analógica e digital. Nesta exposição poderão ainda ser apreciadas fotografias que revelam o antes e o depois de alguns espaços emblemáticos da cidade.

Por estes dias serão igualmente várias as exposições a visitar na Casa Manuel Teixeira Gomes, na Junta de Freguesia de Alvor e na Escola Profissional Gil Eanes de Portimão, da autoria de jovens artistas e de alunos das escolas do município.

O Março Jovem 2018 encerrará a 7 de Abril no Portimão Arena com o XVIII Enportunas – Encontro de Tunas Académicas.

 

  Leia também:

Acidente mata mulher e fere bebé

Contra a corrente, Rui André aplaudiu Elina Fraga

Sessão de recrutamento para hotel de 5 estrelas

(Visited 305 times, 1 visits today)
pub
ViladoBispo_Banner_Fev
pub
pub

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.