Política

Crise na pesca ao polvo leva o PSD a chamar o Secretário de Estado das Pescas ao Parlamento

Partilhe a notícia
pub
pub
pub
pub

O Grupo Parlamentar do PSD vai chamar as associações da pesca do polvo e o Secretário de Estado das Pescas à Assembleia da República.

A iniciativa parte do deputado social-democrata Cristóvão Norte que, recentemente, participou numa reunião promovida pela Junta de Freguesia da Fuzeta, onde, refere em comunicado, tomou conhecimento detalhado da situação e “ficou a conhecer a proposta de onze associações algarvias que pedem ao Governo que decrete um período de defeso da espécie, com a duração mínima de um mês e máxima de dois meses, entre Vila Real de Santo António e o Cabo de São Vicente,  solicitação que de modo formal ou informal têm feito ao longo dos últimos 2 anos, sem a concordância do Governo”.

Aquele eleito lembra que a pesca do polvo “é relevante no país, assumindo particular proeminência no Algarve. A nível nacional há cerca de 3000 licenças, correspondendo 800 ao Algarve, região que é a mais representativa”.

Ao longo dos últimos anos tem-se “registado uma diminuição acentuada das capturas, as quais, em alguns casos reportados e tornados públicos, cifra-se acima dos 50 % a nível nacional por comparação a 2016, havendo registo de comunidades em que ultrapassa os 75 % no mesmo período, o que leva ao desespero de muitas comunidades que têm dirigido apelos públicos ao Governo para que tome medidas a este respeito”.

Cristóvão Norte acrescenta que “em Portugal, em 2016 foram capturadas perto de 11000 toneladas e, em 2017, menos de 5.000. No Algarve, por exemplo, desde 2013 que se registam perdas acumuladas que ascendem a 66 %”.

Tal circunstância “causa prejuízos assinaláveis em termos de rentabilidade e emprego, reflectindo-se de forma dramática na robustez do tecido económico e social de pequenas comunidades piscatórias, das quais são exemplo, entre outros, a Fuzeta e Santa Luzia”.

  Leia também:

Bombeiros de Portimão resgatam 65 animais

Ofertas de emprego da semana

Ofertas de emprego para o Algarve (23 de Fevereiro)

(Visited 153 times, 1 visits today)
pub
pub
pub

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

EVENTOS NO ALGARVE