Arte da empreita ensinada

A partir deste mês de Março, o Loulé Criativo abre as portas da “Casa da Empreita” e desafia os interessados a aprender a entrelaçar a palma.

Trata-se de uma iniciativa integrada na estratégia de valorização de saberes associados a actividades artesanais e vem na sequência da abertura da “Casa da Empreita”, um espaço que, integrado no projecto Loulé Criativo, reedita em moldes actuais, o que há mais de um século eram as casas da empreita que então existiam um pouco por todo o Algarve.

Esta oficina conta com a colaboração de doze artesãs que trabalham e comercializam diariamente o que produzem, entrelaçando a palma para produzir diversas peças: sacos, alcofas, capachos, peças de formato mais tradicional ou inovador.

A partir deste mês de Março, os visitantes terão a oportunidade de participar em workshops de 3 horas para aprender a técnica da empreita e fazer um capachinho de palma com uma das artesãs residentes, ou para aqueles que desejem trabalhar a folha da palmeira anã de outra forma, poderão participar na actividade de malha de palma e realizar uma cedoira.

O programa anual de workshops encontra-se disponível na página da iniciativa, através do http://loulecriativo.pt/pt/turismocriativo/experiencias. As propostas são diversas e abrangem as áreas do artesanato, artes, gastronomia, ritmo e património.

Ao longo deste mês os interessados poderão, igualmente, realizar actividades relacionadas com a tradição da Páscoa ou mesmo juntar-se à Associação Os Barões e participar no 4º Festival do Vinho da Nave do Barão, com prova de vinhos, almoço tradicional e workshops de artesanato. 

Leia também:

Ofertas de emprego da semana

O INE está a recrutar

Ofertas de emprego para o Algarve (2 de Março)

(Visited 110 times, 1 visits today)
pub
pub
pub
ViladoBispo_Banner_Fev

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.