Messines recorda João de Deus

No mês de Março, a vila de S. Bartolomeu de Messines assinala o 188.º aniversário do nascimento poeta e pedagogo João de Deus. Poesia, música, literatura e gastronomia são algumas das iniciativas previstas no âmbito destas comemorações.

O dia 8 de Março será dedicado à poesia e à música com o ateliê criativo de disfarces poéticos “Al(ph)abeto com flores e bicho”, a tradicional romagem ao monumento do pedagogo, a inauguração do painel de azulejo Poema “A Vida” e um momento de Leitura de poesia pelos alunos do Jardim-Escola João de Deus.

O dia 9 de Março levará ao Centro Cultural e Social João de Deus, pelas 10h30, uma sessão de leitura intitulada “Odes e Cançonetas de um campo de Flores”.

Cultura, literatura, poesia, música e gastronomia são os temas em destaque no último dia de comemorações (dia 10 de Março) e farão desta a “Experiência João de Deus”. “Conversa “João de Deus e Manuel Teixeira Gomes – Palavras cruzadas e cantadas“, pelo Prof. José Alberto Quaresma; uma visita temática à Casa-Museu João de Deus, onde se inclui um momento musical pelo Grupo Coral da Casa do Povo de São Bartolomeu de Messines, o Showcooking “Arroz à João de Deus”, pelo Chef Miguel Paulino, e prova de Vinhos de Silves e do Algarve; e En (Canto) – tributo a João de Deus, por Afonso Dias, Luís Calado, Eduardo Ramos e a Orquestra Orff do Jardim-Escola João de Deus são as propostas de encerramento destas comemorações.

Outras actividades pedagógicas tiveram já início a 21 de Fevereiro nas escolas e Jardins-de-Infância da freguesia de Messines, com leituras dramatizadas “Estórias com Bicho, o ateliê criativo de disfarces poéticos “Al(ph)abeto com flores e bicho” e o ateliê Folhas Soltas onde os participantes foram convidados a ilustrar pendões alusivos ao poeta e pedagogo.

Leia também:

Ofertas de emprego da semana

O INE está a recrutar

Ofertas de emprego para o Algarve (2 de Março)

(Visited 142 times, 1 visits today)
pub
pub
pub
ViladoBispo_Banner_Fev

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.