Política

Deputado do PSD pede mais médicos especialistas para o Algarve

Partilhe a notícia
pub
pub
pub
pub

O deputado Cristóvão Norte interpelou o Governo sobre as questões de Saúde no Algarve, em especial, as que dizem respeito à falta de médicos em determinadas especialidades.

Este eleito lembra que, recentemente, foi tornado público “um injustificável episódio da realização de dois partos em Portimão sem que um pediatra estivesse presente”. Um dos partos em causa “correu mal e, em desespero, contra todas as regras, o bebê teve que ser reanimado por um médico doutra especialidade, felizmente, com sucesso”.

Cristóvão Norte diz que falhas relacionadas com a falta de médicos especialistas “são graves, recorrentes” e do conhecimento do Governo, tendo, inclusivamente, já motivado queixas da Ordem dos Médicos e doutras entidades.

Na sua exposição, refere que no final de Fevereiro, o Governo decidiu abrir um processo de contratação de médicos para o SNS a nível nacional, abrindo 503 vagas. Contudo, “para o Algarve a pediatria, pese a escassez conhecida que coloca em risco o funcionamento das maternidades e a segurança de mães e bebés, só tem aberta uma vaga”, uma circunstância que “ninguém pode compreender”.

Por outro lado, refere o deputado, “desde o falecimento do Dr. Larguito Claro que não há um dermatologista efectivo nos hospitais do Algarve, aparentemente, os serviços são assegurados por duas médicas a meio-tempo, o que é um absurdo, atendendo que o Algarve é uma área com potencial incidência de doença oncológica neste domínio”.

Apesar disso, “no concurso aberto nem uma vaga para a dermatologia na região, o que é mais extraordinário quando o tempo médio para a realização de uma consulta nos hospitais de Faro e Portimão é de 630 dias e registam-se mais de 2000 pedidos em espera”.

Em face de tudo isto, Cristóvão Norte pede esclarecimentos ao Ministro da Saúde, e defende que se “reabra o processo para que no concurso de colocação de médicos a zona com maior falta de médicos não seja abandonada”.

  Leia também:

Ofertas de emprego para instituições

Ofertas de emprego para o Algarve (26 de Março)

Ofertas de emprego para autarquia algarvia

(Visited 135 times, 1 visits today)
pub
ViladoBispo_Banner_Fev
pub
pub

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

EVENTOS NO ALGARVE