Mercado de Culturas à Luz das Velas em Lagoa

Arranca esta quinta-feira e desenvolve-se até domingo, 8 de julho, em Lagoa, a 5ª edição do «Mercado de Culturas… à Luz das Velas», tendo as tradições, sons e sabores africanos como principais protagonistas.

O evento vai desenvolver-se bem no centro da cidade, nas ruas circundantes ao Convento de S. José, entre as 19h00 e a 01h00. À luz de milhares de velas, mais de 60 artesãos de várias culturas e etnias partilharão tradições, sabores e artes com os milhares de visitantes que são esperados.

Música, dança, gastronomia, artesanato, escultura e pintura africana prometem marcar este festival de características únicas em Portugal. O evento contará com a presença de bandas como Kilema (Madagáscar), Muhsilwan (Sudão/Marrocos/Guiné Conacri), Aboubacar Syla & Doudou Ngom (Guiné Conacri/Senegal), Yeliké Camara & Gassim Camara (Guiné Conacri), Zé Manel Martins Quarteto (Angola) e Cherif Bacisko (Guiné-Bissau).

Diariamente será possível relaxar ao som das África Chillout Night Sessions, a cargo do DJ Ahmed Alsudani (Sudão), e ouvir um grupo de percussionistas e bailarinos oriundos do Senegal, Guiné Conacri, Costa do Marfim e Mali. Os ritmos Afro-Mandingas são evocativos de celebrações festivas, rituais religiosos, de emancipação e passagem e de evocação espírita, entre outros que fazem parte do quotidiano desta cultura.

Para além dos aromas da gastronomia africana que prometem povoar o Convento de São José, esta pode ser diariamente degustada no Mercado Municipal de Lagoa, com demonstrações da cozinheira angolana Carla Costa. A área do Convento será ainda palco de uma  exposição de estátuas e artefactos de diferentes países africanos, denominada “Mãe África – A Mulher e a Fertilidade na África Negra”.

A organização espera que, no total, ao longo destes três dias, o evento receba cerca de 40 mil visitantes.

Leia também:

Câmara de Portimão prepara obras no Parque da Juventude que vão custar mais de 800 mil euros 

Incêndio obriga à evacuação de 80 pessoas de prédio

O adeus ao velho Hotel Golfinho

(Visited 870 times, 1 visits today)
pub
pub
pub
ViladoBispo_Banner_Fev

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.