Câmara de Faro pondera instalar um crematório provisório

A cidade de Faro depara-se, nesta altura, com um problema sério de escassez de espaço nos seus cemitérios.

Segundo afirmou o presidente da Câmara, Rogério Bacalhau, no decorrer de uma visita a obras desenvolvidas pela autarquia, isso resulta de duas situações.

Por um lado, há, no chamado ‘Cemitério novo’, cerca de 2 mil corpos que não se decompõem, continuando basicamente como estavam quando foram sepultados, o que significa que não existe possibilidade de renovação dos gavetões onde se encontram, com a sua retirada e a colocação de novos corpos, de cinco em cinco anos, como é normal nos cemitérios.

Por outro lado, uma das empresas concorrentes à empreitada de construção do crematório, que viria resolver o problema, contestou o concurso e levou o caso para tribunal, não se sabendo quando é que sairá a sentença judicial.

Como o Cemitério da Esperança também não tem grande folga, torna-se difícil a gestão de encontrar espaços, em tempo útil, para enterrar as cerca de 400 pessoas que morrem no concelho todos os anos. Para minimizar o problema está a ser concluída, no ‘Cemitério Novo’, a empreitada de construção de um bloco de gavetões, que tem capacidade para acolher um total de 176 corpos, seguindo-se a  construção de um outro bloco, este com capacidade para 336.

Entretanto, está a ser preparada a ampliação deste cemitério. No entanto, caso entretanto saia a decisão judicial sobre o crematório, essa ampliação pode não ser necessária ou, então, avançar-se apenas com uma fase, o que terá o custo de um milhão de euros.

Em declarações ao «Algarve Marafado», Rogério Bacalhau diz que se equaciona, também, a possibilidade de instalação junto ao ‘Cemitério Novo’ de um crematório provisório, que, eventualmente, servirá para cremar os corpos que não se decompuseram, permitindo, dessa forma, que os espaços onde se encontram possam ter renovação.

Leia também:

Câmaras contratam empresas para irem cobrar milhões ao fisco

Multados por falta de coletes de salvação

O que vai acontecer em Portimão

(Visited 521 times, 1 visits today)
pub

pub
ViladoBispo_Banner_Fev
pub
pub
pub

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.