Casa dos Cantoneiros cedida à associação Terras do Infante
A Câmara Municipal de Lagos aprovou, na última reunião do seu Executivo, a cedência do edifício denominado “Casa dos Cantoneiros”, situado em Espinhaço de Cão na União de Freguesas de Bensafrim e Barão de São João, à Terras do Infante – Associação de Municípios.
Criar um ponto estratégico de posicionamento de meios, para facilitar as operações de prevenção e fazer face às necessidades de combate aos incêndios florestais, é o objetivo desta deliberação, revela a autarquia, em comunicado.
A localização da Casa dos Cantoneiros, situada na proximidade da confluência do limite dos três concelhos que integram o território das Terras do Infante (Lagos, Aljezur e Vila do Bispo), permitindo chegar mais rapidamente a cada um deles, justificou a escolha deste imóvel para funcionar como local de estacionamento de meios.
A Casa dos Cantoneiros irá assim, por via do contrato de comodato agora aprovado, funcionar, no âmbito da Deteção/Vigilância e Proteção contra incêndios, como um Local Estratégico de Estacionamento de Meios, e, no âmbito do Combate a Incêndios Rurais que ocorre durante as épocas de maior calor, um Local Estratégico de Pré-Posicionamento de Meios de Combate e respetiva Brigada.
Esta decisão, acrescenta-se no documento, “insere-se, igualmente, numa estratégia que tem vindo a ser seguida pelo Município de Lagos que consiste em dar novos usos a edifícios que se encontram desativados e esvaziados das suas funções originais, evitando-se, por esta via, a degradação do património edificado”.
A cedência do imóvel será feita por um prazo de 10 anos, renovável, ficando as obras de reabilitação e adaptação do edifício e as despesas de utilização a cargo da Terras do Infante – Associação de Municípios.
Leia também:
21 ofertas de emprego para a Câmara de Portimão
Câmara de Lagoa dá subsídio de natalidade de 2 mil euros
Câmaras contratam empresas para irem cobrar milhões ao fisco