Incêndios do verão recordados em sessão do Dia da Cidade de Portimão

As celebrações deste ano do Dia da Cidade de Portimão, que se comemora a 11 de dezembro, vão ficar marcadas por um momento de reconhecimento público a voluntários, empresas e instituições que se envolveram em ações de solidariedade para com as populações afetadas pelos incêndios deste verão.

No decorrer da sessão solene, que terá início pelas 16 horas, serão, também, atribuídas medalhas de mérito municipal a pessoas e instituições que, no entendimento dos órgãos autárquicos locais, “contribuíram para o engrandecimento e dignificação do Município de Portimão ou se tenham elevado dos demais pelo reconhecido mérito e, prestígio, cargo, ação, serviços ou contributos em prol da comunidade ou de serviço público.”

De destacar, ainda, neste dia, a assinatura de um protocolo de colaboração, entre a Câmara e os Bombeiros, para a obra de remodelação e ampliação do quartel dos ‘soldados da paz’ portimonenses.

As iniciativas comemorativas não se esgotam bno dia 11, mas estendem-se ao longo de várias semanas. Uma delas é a entrega do Prémio Literário Manuel Teixeira Gomes, que tem lugar esta quinta-feira, 6 de dezembro.

Do programa consta, igualmente, a inauguração da exposição “Lugares, Paisagens, Viagens”, que vai decorrer pelas 18h00 de sábado, 8 de dezembro, no Museu de Portimão.

O concerto comemorativo do Dia da Cidade terá lugar na noite de 10 de dezembro (segunda-feira), pelas 21h30, no TEMPO – Teatro Municipal de Portimão pela Banda Sinfónica da GNR, com entrada gratuita mediante levantamento prévio de bilhete no local.

O dia 12 de dezembro será marcado pelo lançamento do livro “ Um Algarve com Sentidos” de Carlos Alberto Osório. Esta obra é composta por duas partes distintas, a primeira é uma fotobiografia sobre a vida e obra multifacetada de Júlio Bernardo, onde se incluem diversos documentos do espólio familiar do artista, com um foco particular na sua relação com a cidade de Portimão e a evolução desta ao longo da sua vida. A segunda parte do livro e a principal, consiste na publicação de cerca de 33 fotografias inéditas de Júlio Bernardo, acompanhada de 120 quadras originais do poeta popular portimonense Nautílio Martins escritas para o efeito.

No sábado, 15 de dezembro, pelas 16h00, será inaugurado um novo Centro Comunitário no bairro Pontal.

Portimão recebe também nessa tarde, pelas 15h30, na Biblioteca Manuel Teixeira Gomes o espetáculo interativo sobre alterações climáticas “ Eu Mitigo! E tu, já Mitigaste hoje?”, dinamizado no âmbito do Plano Intermunicipal de Adaptação à Alterações Climáticas da AMAL.

No dia 16 de dezembro tem lugar a Gala do Desporto onde, como já é habitual, se presta homenagem aos Campeões Portimonenses na época 2017/2018, com a entrega de prémios aos atletas portimonenses que a nível individual ou coletivo tenham obtido títulos federativos internacionais, nacionais ou distritais, quer em representação das seleções nacionais, quer em representação dos clubes, escolas ou universidades em que se encontram filiados. Este será também o momento para desvendar um pouco mais sobre o que será em 2019, “ Portimão Cidade Europeia do Desporto”.

 

Leia também:

38 empregos para Câmara algarvia

Camião despista-se e carro em cima de carro

GNR apreende 342 quilos de polvo

(Visited 69 times, 1 visits today)
pub
ViladoBispo_Banner_Fev