Vila do Bispo recebeu delegação japonesa
Volvidas mais de duas décadas do acordo de geminação celebrado entre Vila do Bispo e a cidade Japonesa de Nishinoomote, os dois municípios voltaram a encontrar-se.
No âmbito deste acordo de geminação, Vila do Bispo recebeu, nos dias 14, 15 e 16 de janeiro, uma delegação daquela cidade japonesa, composta por autarcas, incluindo o presidente da Câmara de Nishinoomote, Shunsuke Yaita, surfistas, alunos, professores, representantes do turismo e da Associação de Surf da referida cidade, bem como, o embaixador daquele país em Portugal, Jun Niimi.
A visita ficou marcada por vários momentos, onde para além do protocolar, destaca-se a presença da atleta Joana Schenker e a sua participação no Surf Tour Guide, onde deu a conhecer as melhores praias do concelho para a prática do surf aos atletas japoneses.
Destaque, ainda, para o disparo de salvas com armas tradicionais (arcabuzes), na Praça Tanegashima, em Vila do Bispo, levado a cabo por três membros da Associação de Preservação de Arcabuz do Japão e três membros da Associação Portuguesa de Recriação Histórica.
Nesta visita ao concelho, a delegação de Nishinoomote teve a oportunidade de conhecer alguns dos espaços culturais mais emblemáticos daquele concelho algarvio, como a Igreja Matriz de Vila do Bispo, o Centro de Interpretação, a Docapesca (Porto da Baleeira), o Farol do Cabo de S. Vicente e a Fortaleza de Sagres. A comitiva deslocou-se, ainda, ao Centro Comunitário Multisserviços de Budens.
Ainda, num ato simbólico foram plantadas duas oliveiras, símbolo da paz, na antiga escola primária de Sagres e atual sede do Clube Recreativo Infante de Sagres. A iniciativa terminou com um almoço convívio no Forte do Beliche, em Sagres.
Leia também:
Portimão apresenta-se como Cidade Europeia do Deporto perante 4 mil pessoas
Câmara de Lagoa rejeita novas competências