Pelourinho de Silves em obras

O Serviço de Conservação e Restauro da Câmara Municipal de Silves está a desenvolver obras de tratamento e conservação do Pelourinho de Silves.

Este Monumento de Interesse Público (desde 1933), símbolo da municipalidade e independência de outras terras vizinhas, deverá desenvolver-se até ao final de março.

Com esta intervenção, refere a autarquia, em comunicado, pretende-se, “minimizar o desgaste natural do monumento, contribuir para a sua correta leitura, reestabelecer a sua harmonia estética, sem falsos artísticos ou históricos, respeitar a sua autenticidade e contribuir para a perpetuação do mesmo para usufruto das gerações vindouras”.

As obras incidirão sobre a contaminação biológica, sujidades superficiais, manchas de diversas origens, descoloração e oxidação dos elementos metálicos, patologias decorrentes da exposição à ação ambiental e antrópica. Os procedimentos a desenvolver são desinfestação biológica, limpeza, remoção de juntas dissonantes, consolidação, aplicação de argamassas e camadas de sacrifício.

Por se tratar de um monumento classificado os procedimentos referidos foram previamente aprovados pela tutela – a Direção Geral do Património Cultural -, tendo previamente sido desenvolvida minuciosa avaliação do estado de conservação e dos danos/patologias existentes, bem como do estudo dos materiais de execução.

  Leia também:

Imóveis muito baratos e muito caros são os que têm maior procura

400 ofertas de emprego para o Algarve

Operações da PSP com radar

(Visited 104 times, 1 visits today)
pub
pub
ViladoBispo_Banner_Fev
pub