A beleza das Fontes de Estômbar


O Sítio das Fontes de Estômbar é um dos espaços de lazer do concelho de Lagoa mais procurados para quem gosta do contacto com a natureza.

Situado na margem esquerda do Rio Arade, sempre funcionou como uma espécie de praia fluvial onde a população de Estômbar se dirigia com frequência para dar um mergulho, fazer piqueniques e passar uns momentos de repouso e convívio.

Em 1989, o espaço de 18 hectares foi adquirido pela Câmara de Lagoa que recuperou o moinho de maré, a casa do moleiro e acrescentou alguns espaços, como o pequeno edifício que funciona como receção, a casa do guarda, os sanitários, o anfiteatro, a zona de merendas, o circuito de manutenção e um pequeno embarcadouro e converteu um antigo edifício rural existente em Centro de Interpretação da Natureza.

A autarquia procedeu, igualmente, à plantação ou transplantação de centenas de árvores, à delimitação dos caminhos e estacionamentos, à instalação de infra-estruturas e à construção de açudes.

Como consequência, o espaço foi-se tornando cada vez mais conhecido e apetecível e começou a atrair um crescente número de pessoas, a maioria das quais dos quais de outros concelhos algarvios e também muitos turistas.

Um dos espaços mais apetecíveis é a zona de merendas que, apesar de extensa, sobretudo no Verão, torna-se pequena para acolher todos os que aí querem fazer uma refeição ao ar livre, em família ou com amigos.

A nível musical, o Parque do Sítio das Fontes é, sobretudo, conhecido por o seu anfiteatro acolher o Lagoa Jazz Fest, que ali tem levado alguns dos nomes mais prestigiados desta área, tanto nacionais como estrangeiros.

Mas o que mais atrai os visitantes é a paisagem deslumbrante que este vídeo ilustra:

SUBSCREVA O NOSSO CANAL DE YOUTUBE

Leia também:

O Rio Arade ao início da noite

Novo percurso de descoberta da natureza

 

(Visited 583 times, 1 visits today)