Aquisição de veículo de combate a incêndios florestais é prioridade

Os Bombeiros de Albufeira receberam uma nova viatura que vai ser utilizada, prioritariamente, no combate a incêndios urbanos. O comandante da corporação, António Zua Coelho, diz que, agora, uma das prioridades é adquirir um veículo especificamente destinado a fogos florestais.

Entrevista relacionada: Apoio aos bombeiros é “necessário e até obrigatório”

De que forma esta viatura vem facilitar a vida aos Bombeiros de Albufeira?

Vai revelar-se muito importante ao nível do combate a incêndios, uma vez que nos permite ter, de imediato, água disponível e pressão suficiente para alimentar vários veículos, em simultâneo. Será prioritariamente usada em incêndios urbanos, mas também tem capacidade para andar em terrenos mais acidentados e apoiar o combate a incêndios florestais, caso seja necessário.

Esta era a grande lacuna que a corporação tinha ou há outras?

Era uma das principais lacunas. Uma outra prioridade é a aquisição de um veículo de combate a incêndios florestais. Tínhamos um com 24 anos que começou a apresentar elevados custos de manutenção, pelo que tivemos de o abater ao efetivo. Nesta altura possuímos uma viatura com 23 anos e outra com 8 anos. A primeira já não reúne as melhores condições para o combate a incêndios, o que nos deixa numa posição algo delicada, pelo que, desde há dois anos que temos vindo a manifestar essa preocupação à Autoridade Nacional de Proteção Civil.

Este ano tem havido muitos focos de incêndio no Algarve e também, em concreto, em Albufeira. Têm tido mais trabalho a esse nível do que em anos transatos?

No concelho de Albufeira estamos a registar um maior número de ignições. Até ao momento tivemos 35 ocorrências, 19 das quais com alguma relevância, e uma área total ardida de cerca de 4 hectares de mato e terrenos agrícolas, o que é expressivo.

Mas para além disso, estamos diariamente a ser solicitados para ajudar no combate a incêndios fora do nosso concelho que, felizmente, não têm resultado em males maiores porque as respostas têm sido musculadas e rápidas.

LEIA TAMBÉM:

Apoio aos bombeiros é “necessário e até obrigatório”

Três detidos por tráfico de droga

Homem ferido com gravidade em acidente


OS NOSSOS VÍDEOS


(Visited 194 times, 1 visits today)
pub
pub
pub
ViladoBispo_Banner_Fev
pub