Loulé aposta na gestão dos recursos hídricos

pub

A Infraquinta, empresa municipal do Concelho de Loulé, aposta na sustentabilidade hídrica do seu território através da implementação do Sistema de Rega Eficiente IQ que entrou recentemente em funcionamento.

O objetivo deste sistema vai ao encontro do atual momento de emergência climática em que se tornou um imperativo a poupança dos recursos hídricos, sem descurar os níveis de qualidade elevados dos serviços prestados pela Infraquinta.

Este instrumento permitirá uma redução significativa de custos energéticos e de consumo de água, ao monitorizar, analisar, controlar e gerir remotamente toda a água utilizada, garantindo o seu aproveitamento e reaproveitamento e a eliminação do desperdício.

No entender de Miguel Piedade, presidente da Infraquinta, “o sistema que existia estava obsoleto, havia muito trabalho manual e a necessidade de deslocar funcionários cada vez que era preciso desligar a rega dos espaços públicos, desligando um a um os controladores”.

A partir de agora através de um simples dispositivo como um telemóvel, tablet ou computador, será possível desligar 115 controladores, de forma isolada, parcial ou total, com ganhos em termos da pegada carbónica não havendo a emissão de CO2 das viaturas a circularem para procederem a este serviço.

O sistema permitirá gerir as três origens de água que aqui existem – água residual tratada, água de captação subterrânea e água de abastecimento – nomeadamente com um mecanismo de alerta em caso de rutura ou de anomalia.

LEIA TAMBÉM:

Ofertas de emprego da semana

Incêndios noturnos preocupam Bombeiros de Portimão

Hotel de 120 quartos previsto para o Rossio da Trindade

(Visited 80 times, 1 visits today)
pub
pub
ViladoBispo_Banner_Fev
pub
pub