Musealização implementa-se no próximo ano em Cacela Velha

pub
pub
pub

A presidente da Câmara Municipal de VRSA, Conceição Cabrita, a Diretora Regional de Cultura do Algarve, Adriana Freire Nogueira, e a Vice-Reitora da Universidade do Algarve, Ana Freitas, visitaram a campanha de escavações arqueológicas em Cacela Velha que caminham para a reta final.

O projeto de investigação denominado «Muçulmanos e cristãos em Cacela medieval: território e identidades em mudança», resulta de um protocolo de colaboração entre as três entidades. Tem um horizonte de 4 anos e encontra-se a estudar o bairro medieval islâmico (séculos XII-XIII) e a necrópole da Ermida de N. S. dos Mártires (séculos XIII-XVI).

«Este ano, a maior novidade foi o elevado número de sepulturas humanas encontradas, muitas delas difíceis de escavar porque pertenceriam a bebés e crianças, o que revela que teríamos, à data, uma elevada prevalência de mortalidade infantil. Por outro lado, encontrámos restos cerâmicos com uma elevada qualidade, o que foi muito proveitoso do ponto de vista científico», conclui Maria João Valente.

De acordo com a presidente da Câmara Municipal de VRSA, Conceição Cabrita, «o projeto continuará nos próximos dois anos e permitirá aprofundar o conhecimento sobre o passado de Cacela Velha e contribuir para a musealização deste território».

 

LEIA TAMBÉM:

Ofertas de emprego da semana

Incêndios noturnos preocupam Bombeiros de Portimão

Hotel de 120 quartos previsto para o Rossio da Trindade

(Visited 70 times, 1 visits today)
pub
pub
ViladoBispo_Banner_Fev
pub
pub
pub