Banhos islâmicos de Loulé objeto de musealização

pub
pub
pub
pub

O concurso público para a realização da obra de Musealização dos Banhos Islâmicos de Loulé foi publicado em Diário da República, na passada sexta-feira.

O projeto pretende dar a conhecer à comunidade e a todos os que visitam a cidade um dos edifícios de banhos islâmicos mais completos no panorama da arqueologia da Península Ibérica e que é único no contexto nacional.

Localizados no interior da “Casa das Bicas”, em pleno Centro Histórico, no Largo D. Pedro I representam um complexo público de banhos do final do período da ocupação islâmica do Algarve (terão funcionado entre os séculos XII e XIII), tendo sido ocupados no século XV como habitação.

Após as primeiras intervenções arqueológicas, efetuadas em 2006, a sua importância foi reconhecida ao nível da comunidade científica e do público em geral. Já em 2013, na sequência das obras de reabilitação do Centro Histórico de Loulé foram descobertas novas divisões destes banhos islâmicos, observando-se atualmente estruturas referentes a tanques frios, latrinas e vestíbulos.

LEIA TAMBÉM:

Jovem ferido em acidente

Nova associação quer agitar o Algarve

EN 125 a Património da Humanidade


OS NOSSOS VÍDEOS

(Visited 105 times, 1 visits today)
pub
pub
pub
pub
ViladoBispo_Banner_Fev