Cultura

Palma Inácio, um Herói da Resistência

Partilhe a notícia
pub
pub
pub
pub

No 10.º aniversário do desaparecimento físico de Palma Inácio, a 14 de julho de 2009, a Câmara Municipal de Lagoa representada pela Vereadora Ana Martins e a Junta de Freguesia de Ferragudo, com a presença do seu Presidente, Luís Veríssimo, recordaram esta personalidade que nasceu em Ferragudo, com a realização da conferência “Palma Inácio, um Herói da Resistência”, a cargo do escritor Luís Vaz.

Esta conferência teve lugar no dia 15 de julho, na sala da Assembleia de Freguesia de Ferragudo, integrada no ciclo de conferências do MuCid – Museu dos Movimentos Sociais e Políticos e da Cidadania de Lagoa.

Hermínio da Palma Inácio (1922-2009) iniciou-se cedo na luta contra o regime de Salazar, tendo, ao longo da sua vida, protagonizado histórias reais dignas de um filme, entre as quais se contam duas fugas bem-sucedidas, uma, dos calabouços da PIDE, no Porto, e outra, do Aljube. Diversas ações revolucionárias, como a “Operação Vagô”, a “Operação Mondego” e a “Operação Covilhã”, tornaram Palma Inácio célebre pela luta de libertação do seu país do fascismo.

O conferencista, Luís Vaz, na qualidade de escritor, tem vindo a concretizar, entre outras obras, a biografia de Hermínio da Palma Inácio, distribuídas por quatro volumes (o final encontra-se em preparação): “O Golpe dos Generais (1947)”, “O Desvio do Avião (1961)” e “O Assalto ao Banco de Portugal da Figueira da Foz (1967)”.

 

LEIA TAMBÉM:

Jovem ferido em acidente

Nova associação quer agitar o Algarve

EN 125 a Património da Humanidade

(Visited 60 times, 1 visits today)
pub
ViladoBispo_Banner_Fev
pub
pub
pub

EVENTOS NO ALGARVE