Bienal de Património reúne em Loulé
A AR&PA – Bienal Ibérica de Património Cultural 2019 vai reunir, em Loulé, nos dias 11 e 13 de outubro 70 entidades de Portugal, Espanha, Itália, Áustria, Holanda, Brasil e Marrocos, em torno da temática da “Sustentabilidade”.
A iniciativa dirigida a profissionais, seja do setor público ou privado e também ao público em geral, pretende promover a troca de experiências e de ideias em torno do património cultural e de como este poderá contribuir para o desenvolvimento harmonioso dos territórios onde está inserido.
No seguimento da fusão da Feira do Património (2013, 2014 e 2015) e da AR&PA – Bienal de la Restauración y Gestión del Património, promovida pela Junta de Castela&Leão, depois de Amarante, em 2017, Loulé será a segunda cidade portuguesa a acolher este evento. Trata-se de uma organização da Spira – Agência de revitalização patrimonial, que lançou o desafio à Câmara Municipal de Loulé para esta parceria.
O evento é realizado pela primeira vez no Algarve, região em que a riqueza patrimonial ainda necessita de ser mais valorizada do ponto de vista de atracão territorial e desenvolvimento económico-social, pretende-se que esta seja também uma oportunidade para desenvolver este “ativo” no território louletano.
O país convidado será Marrocos e marcará presença com o seu artesanato, música e até mesmo uma tenda que será instalada num dos pontos onde irá desenvolver-se o programa de atividades. Considerando a aproximação cultural e geográfica dos dois países, pretende-se, assim, explorar o que de há em comum em termos patrimoniais entre Portugal e este país do Magrebe.
Leia também:
Quatro ofertas de emprego para Câmara algarvia
18 ofertas de emprego para Câmara algarvia
Nove ofertas de emprego público