Sabe quantos votos foram precisos para eleger cada deputado?

pub

Dos partidos que conseguiram representação parlamentar pelo Algarve, o PS foi o que precisou de menos votos para garantir a eleição de cada deputado e o Bloco de Esquerda o que teve uma eleição mais ‘cara’, a este nível.

Nestas Legislativas, o PS arrecadou, na região, um total de 63.469 votos, que foram suficientes para eleger 5 deputados. Contas bem feitas, isso significa que cada um deles precisou de apenas 12.693 para garantir o assento parlamentar.

Já ao PSD ficou um pouco mais ‘dispendiosa’ a eleição dos seus deputados. Dividindo pelos 3 que elegeu os 38.516 votos obtidos, isso significa que, em média, cada eleito seu ‘custou’ 12.838 votos.

O Bloco de Esquerda foi, dos que elegeu deputados, o que mais pode queixar-se dos caprichos do método de Hondt, o sistema através do qual são divididos os mandatos pelos diversos partidos, em função dos votos de cada um.

O partido arrecadou 21.255 votos, mas apenas conseguiu eleger um deputado.  Tendo em conta que João Vasconcelos seria eleito na mesma se o partido recebesse apenas 12.694, isso significa que 8.561 dos seus votos que acabaram por não ter consequência em termos de eleição de deputados.

O número de votos que cada partido precisou no Algarve para garantir lugar no Parlamento fica abaixo da média nacional. No conjunto do país, o PS precisou, em média, de receber 17.607 votos para eleger um deputado. O PSD precisou de 18.448 e o Bloco de 25.920.

 

LEIA TAMBÉM:

Seis ofertas de emprego público

Quem ganhou e quem perdeu as eleições no Algarve

Veja onde vai estar a PSP com o radar


OS NOSSOS VÍDEOS

(Visited 161 times, 1 visits today)
pub
pub
pub
ViladoBispo_Banner_Fev