Instalações ampliadas e novo autocarro marcaram festa de anos dos Bombeiros de Portimão

pub
pub
pub
pub

Artigo relacionado: ‘Soldados da paz’ portimonenses distinguidos

Os Bombeiros de Portimão tiveram, este ano, várias prendas de aniversário.

No decorrer da sessão comemorativa do 93.º aniversário da sua Associação, que decorreu no domingo, foi mostrado publicamente o resultado das obras de ampliação do quartel e entregues um autocarro, uma embarcação semirrígida, três botes e material de proteção individual.

A intervenção no edifício consistiu na ampliação do parque de viaturas e na construção de novas camaratas e balneários.

As obras, que tiveram um custo de 625 mil euros, contaram com financiamento comunitário, tendo a componente nacional (15%) sido suportada pelo Município de Portimão (94 mil euros). Os trabalhos suplementares foram levados a cabo pela Associação Humanitária.

O autocarro foi oferecido por uma empresa privada, a Transol, e as embarcações pela autarquia portimonense, que também suportou o custo de equipamentos de proteção individual que também foram entregues no decorrer da cerimónia.

Aquisição de autoescada é a próxima prioridade

Com mais estas lacunas colmatadas, agora, em termos de equipamento, a prioridade passa pela aquisição de mais uma autoescada, uma vez que, referiu o comandante dos Bombeiros, Richard Marques, a que existe “tem 40 anos de idade e 30 metros de comprimento”.

Tendo em conta que “na Praia da Rocha há edifícios com 90 metros de altura é imperioso que seja substituída”.

Em face disso, pediu à secretária de Estado da Administração Interna, Patrícia Gaspar, presente na cerimónia, que se empenhe no sentido de ser possível avançar com uma candidatura a fundos comunitários.

Um apelo que seria reforçado pela presidente da Câmara, Isilda Gomes, que assumiu estar a autarquia disponível para entrar com parte da verba.

Investimento de 2 milhões de euros

A autarca destacou o forte investimento que tem sido feito nos últimos anos nos Bombeiros e na Proteção Civil, o qual deve, este ano, atingir “2 milhões de euros”.

No entanto, defendeu que esta é uma área que exige mudanças pois é tão importante para a segurança pública que não deve ficar dependente do facto de os responsáveis de cada autarquia terem ou não sensibilidade e dinheiro para investir.

Isilda Gomes também anunciou estar a autarquia a ultimar o processo que vai levar à atribuição de mais benefícios para os bombeiros.

Na sua intervenção, em resposta à presidente da Câmara e ao vice-presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses, Rodeia Machado, a secretária de Estado deixou a promessa de avançar com “um debate sério” com aquela e outras entidades, no sentido de “rever o modelo de financiamento” do setor.

No decorrer da cerimónia foram, ainda, homenageadas algumas empresas e associações que têm apoiado os Bombeiros de Portimão e entregues medalhas e distinções a alguns ‘soldados da paz’.

Artigo relacionado: ‘Soldados da paz’ portimonenses distinguidos

 

 



 

Leia também:

Em Portimão, a festa de fim de ano vai durar quatro dias

Polémica nas eleições nos Bombeiros de Lagos

Lagos já tem programa de fim de ano


OS NOSSOS VÍDEOS

(Visited 177 times, 1 visits today)
pub
pub
pub
ViladoBispo_Banner_Fev
pub
pub