Rodrigo Leão entre o místico, o fílmico e o mundano

Rodrigo Leão atuou recentemente em Portimão, onde falou com o Algarve Marafado sobre a sua carreira e também sobre novos trabalhos e concertos.

Os filmes de Peter Greeaway com música de Michael Nyman fascinavam-no, como corrente musical nos anos 90, onde compositores como Ryuichi Sakamoto, Philip Glass, entre outros, marcaram a sua corrente criativa.

Rodrigo lembra o facto de que quando chegava a casa “gravava ideias” e afirma levar consigo, em viagem, um computador e um pequeno teclado para compor as ideias que lhe vão surgindo, influenciadas pelos amigos que estão por perto, ou pela família, ou até pelos lugares por onde passa.

O compositor referiu o papel da equipa de produção na elaboração dos temas musicais “como peça importante no experimentalismo, aplicando efeitos aos sons, colocando sons ao contrário”, refere, por forma a conseguir outros ambientes sonoros.

O disco mais recente tem a participação do produtor italiano Federico Albanese que se juntou à equipa habitual.

“Vamos produzir uma sonoridade mais abstrata” e isso resulta também dos desenhos que Rodrigo Leão faz associados aos temas.

O novo trabalho conta com a participação do coro juvenil da AMAC, (Academia Musical dos Amigos das Crianças) que já existe desde 1957, tendo uma história longa.

Há, nas novas composições, a influência de vários outros músicos, entre os quais, Nils Frahm, Ludovico Einaudi, tornando o trabalho mais “ambiental, convidando à reflexão”, como refere o músico. É um disco bastante diferente do que já produziu e chama-se “O Método”.

O novo espetáculo tem um pouco mais de eletrónica e, além de incluir os temas mais recentes, conta também composições do primeiro álbum do autor, “Ave Mundi Luminar”.

Em 2020, Rodrigo Leão propõe uma passagem por Lagos, no inicio do mês de janeiro.

 



 

Leia também:

Investimento de 155 mil euros no Portimão Arena

Empresa privada paga festa de fim de ano portimonense

Jamila Madeira puxa ex-presidente da Câmara de Lagoa para o Governo

(Visited 192 times, 1 visits today)
pub
ViladoBispo_Banner_Fev
pub