Investimento de 2,5 milhões de euros em estrada

A Câmara de Lagos aprovou ontem, em reunião do seu executivo, o projeto de execução da via V10 do Plano de Urbanização da Meia Praia, vulgarmente conhecida como “Estrada da Meia Praia”, intervenção que visa a requalificação da frente de mar da Meia Praia.

Foi, igualmente, deliberado aprovar a abertura de concurso público de empreitada destinado à execução da obra.

Com um preço base de aproximadamente 2,5 milhões de euros e um prazo de execução máximo de 300 dias, esta empreitada deverá ter início dentro de aproximadamente 5 meses.

São cerca de 1.300 metros a intervencionar, numa via que atualmente não tem passeios, ou quando os tem, não são contínuos, e em que a circulação se faz com alguma dificuldade para os peões.

O principal objetivo da intervenção é, por isso, o de criar uma via que possibilite o convívio entre o peão e o veículo, com ganhos em termos de segurança rodoviária.

Para tal será criado um passeio a norte com largura variável, um corredor verde com 2 metros de largura e uma faixa de rodagem com dois sentidos e uma largura de 6,5 metros. Prevista está também a substituição e o reforço da iluminação ao longo de toda a via, a criação de bolsas para paragem de autocarros (em ambos os sentidos) e a criação de algumas zonas de estar.

A solução aprovada preconiza uma estrada onde se circule com menor velocidade, razão pela qual o pavimento será misto, com aplicação de betuminoso na faixa de rodagem e cubos de granito nas zonas de interseção e passadeiras de peões.

O custo da intervenção é praticamente suportado pelo Plano de Urbanização da Meia Praia (PUMP), fruto das taxas e mecanismos de perequação que o mesmo prevê.

A zona mais a sul da via não está incluída na intervenção, uma vez que essa faixa está a ser equacionada no âmbito do projeto de valorização do cordão dunar da Meia Praia, atualmente em execução, assim como no projeto de criação da ciclovia.

 



 

Leia também:

Portimão vai ter crematório

Duas ofertas de emprego público

Rodrigo Leão e Salvador Sobral atuam em Lagos

(Visited 167 times, 1 visits today)
pub
pub
ViladoBispo_Banner_Fev
pub
pub
pub