Cultura

Pintora Rosa Pereira revela “olhar o seu mundo por dentro e por fora”

Partilhe a notícia
pub
pub
pub

Rosa Pereira, artista plástica, começou a pintar aos 16 anos, “na época, copiava aquilo que via, pois não tinha formação académica”, refere. Evoluiu sem influências do seio familiar. A arte e a criadora uniram-se por um amor à primeira vista que passou da pintura figurativa para o abstraccionismo.

Este modelo de inventividade não era muito bem aceite no passado, mas, no dizer de Rosa Pereira, “era aquilo que eu queria” e “pintava aquilo que sentia”.

Todos os trabalhos, atualmente, são figurativos, integrando muitas vezes nas telas, elementos sentidos das pessoas com quem Rosa se relaciona. O trabalho pode ser reconhecido pelos traços característicos, pela gestualidade, com “marotisse pelo meio” na visão de Rosa Pereira.

Nasceu no Porto, mas prefere o Algarve, afirmando que o clima não afecta a sua criatividade, abstraindo-se do mundo, tendo, sempre algo em mente para colocar numa tela.

A cor e os gestos da artista podem definir a pintura, a intensidade das tonalidades podem mostrar a carga emocional patente nas telas, onde as cores se sobrepõem de forma a desfazerem as imagens através da conjugação da sensibilidade com a expressividade.

Arte de interioridade, ou seja, da projecção e extroversão de estados psíquicos na realidade envolvente.

Respectiva e paralela definição plástica, consignada à tendência para a dissolução das formas em manchas evanescentes e luminosas.

Obras de furor gestual e informalista. Absoluta liberdade criadora na mais densa individualidade.

A pintora vai mais além, valorizando a expressão mais do que a perfeição, a vitalidade mais do que o acabamento, a flutuação mais do que o repouso, o desconhecido mais do que o conhecido, o velado mais do que o social, e o interior mais do que o exterior.

Rosa Pereira tem atelier permanente na rua da Hortinha nº 18 A, em Portimão, onde ministra aulas de pintura e expõe os seus trabalhos.

 



 

Leia também:

Veja como foi ‘inaugurado’ o Natal em Portimão

Muitas ofertas de emprego público

Soldados da paz portimonenses distinguidos

(Visited 700 times, 1 visits today)
pub
pub
pub

EVENTOS NO ALGARVE