Ferragudo celebra os 500 anos da sua fundação

Ferragudo celebra os 500 anos da sua fundação com um conjunto de iniciativas promovidas pela Junta local e pela Câmara de Lagoa.

A abertura oficial das comemorações tem lugar este sábado, 11 de janeiro, pelas 15h00, junto à Igreja de Nossa Senhora da Conceição.

Uma hora mais tarde haverá um desfile de grupos de cantares das Janeiras pelas ruas da vila, o qual culminará com uma atuação no Largo Rainha Dª Leonor.

Este é o arranque de uma programação que, sob o mote «Ferragudo: 500 anos a Viver o Mar», vai englobar iniciativas em diversas áreas, das artes ao exercício físico, da historiografia à gastronomia, do artesanato às festividades populares.

O ato formal da criação de Ferragudo deu-se em 21 de agosto de 1520. No entanto tiveram de passar 242 anos até a povoação obter autonomia administrativa e daí até à categoria de vila, 237 anos.

Ferragudo fez parte da freguesia de Estômbar até 1749, quando foi desanexada por iniciativa do Arcebispo Bispo do Algarve D. Inácio de Santa Teresa, num processo conturbado que se arrastou até 1762 e que opôs a vontade de dois povos e duas paróquias.

Com a atribuição do alvará régio de 16 de janeiro de 1773, que dotava o notável lugar d’Alagoa do estatuto de vila e concelho, Ferragudo passou a integrar, juntamente com Estômbar e a Mexilhoeira da Carregação, o recém-criado concelho de Lagoa.

Leia também:

Despiste provoca morte na EN 125

Veja onde vai estar a PSP com o radar

A EMARP está a contratar


OS NOSSOS VÍDEOS

(Visited 105 times, 1 visits today)
pub
ViladoBispo_Banner_Fev