Cultura

Seis mil anos da história de Quarteira em exposição

Partilhe a notícia
pub
pub
pub
pub

Com o tema “Os Pés na Terra e as Mãos no Mar”, Quarteira irá ter, em 2021, uma exposição dedicada aos 6 mil anos da sua história. 

A Câmara de Loulé celebrou dois protocolos – um com a Direção-Geral do Património Cultural/Museu Nacional de Arqueologia e outro com a Direção Regional de Cultura do Algarve – para preparar esta iniciativa.

A exposição tem por objetivo revelar e promover o património material e imaterial de Quarteira, em que o tempo, o homem, a terra e o mar serão as temáticas centrais.

Na ocasião, o presidente da Câmara, Vítor Aleixo, relembrou nomes que tentaram, ao longo dos anos, contrariar essa tendência de aniquilação do conhecimento do passado de Quarteira, exprimindo “a necessidade coletiva de afirmação e valorização da sua raiz cultural, memória, história e identidade”. É o caso de Isidoro Correia, um dos “guardiões da história desta terra”.

O autarca referiu que há capítulos da história de Quarteira que não estão bem contados e que, a partir daqui, poderão ser dados a conhecer.

Se o período da antiga Carteia e a ocupação romana são episódios da história relativamente bem conhecidos, outros aspetos há que poderão ter agora um maior aprofundamento.

“Por exemplo a atividade agrícola na área de Vilamoura onde aconteceram as primeiras plantações de açúcar no Algarve e a primeira mão-de-obra escrava da região que terá trabalhado naqueles terrenos agrícolas. É muito interessante podermos trazer à luz essa parte da história”, sublinhou Vítor Aleixo.

Leia também:

Estas ruas de Portimão e Alvor vão ser arranjadas

Veja onde vai estar a PSP com o radar

Três ofertas de emprego no Algarve

(Visited 233 times, 1 visits today)
pub
pub
ViladoBispo_Banner_Fev
pub
pub

EVENTOS NO ALGARVE