Câmara de Lagoa vai construir mais de 250 habitações para arrendamento

pub
pub
pub
pub

A Câmara de Lagoa está em fase de conclusão da aquisição de um terreno, na zona de Porches, para construção de habitações.

Em declarações à comunicação social, à margem da inauguração da Feira de Emprego e Empreendedorismo de Lagoa, o presidente da autarquia, Luís Encarnação, referiu que pretende aí construir “entre 250 a 300 fogos, que queremos colocar no mercado de arrendamento”.

O autarca considera que a falta de habitação a preços que o cidadão comum possa pagar é um dos grandes problemas não só do concelho de Lagoa como da região algarvia.

Em face disso, a Câmara “está a envidar esforços no sentido de inverter essa situação”. Ainda na semana passada foram entregues habitações a cinco famílias carenciadas e, para além do terreno em Porches, a autarquia está a procurar encontrar soluções do género nas restantes freguesias.

A isto somam-se as “medidas de apoio de rendas a famílias carenciadas que temos em vigor”.

Problema da falta de mão de obra também afeta as câmaras

O problema da falta de habitação com rendas minimamente acessíveis é, na opinião de Luís Encarnação, uma das razões que leva a que muitas empresas que laboram na região tenham dificuldade em conseguir a mão de obra de que necessitam.

Isto porque uma das opções que teriam era ir contratar fora da região, mas “ninguém vem trabalhar para o Algarve, a ganhar 700 ou 800 euros e a ter de pagar 500 ou 600 euros de renda”.

Esta questão também afeta a atividade das autarquias. No caso concreto da Câmara de Lagoa, “em 2019 abrimos concursos para 40 postos de trabalho, mas só conseguimos contratar 30 pessoas, houve, portanto, 10 que ficaram desertos”.

Outro tipo de concursos que, com cada vez maior frequência, ficam desertos, são os que as autarquias lançam para a realização de obras.

Isto porque a falta de mão de obra também afeta as empresas de construção civil que, por esse motivo, acabam por não ter condições para concorrer a essas empreitadas.

Leia também:

Câmara algarvia disponibiliza 14 ofertas de emprego

Defesa da zona de João D’Arens leva multidão a sessão da Assembleia Municipal de Portimão

Veja onde vai estar a PSP com o radar

(Visited 3.731 times, 1 visits today)
pub
pub
pub
pub
pub
pub
ViladoBispo_Banner_Fev