Já arrancou mais uma Mostra Silves Capital da Laranja

pub
pub
pub
pub

Arrancou esta manhã e desenvolve-se até domingo, a IV Mostra Silves Capital da Laranja.

Na sessão de abertura, a presidente da Câmara de Silves, Rosa Palma, justificou a realização deste evento como forma de promover um produto que é um dos grandes ’embaixadores’ de Silves e do Algarve e a quem a ele se dedica.

No que ao seu concelho diz respeito, a autarca lembrou que é responsável por “cerca de 60% da quota de produção regional e 40% da nacional”.

Daí que entenda que o município deve continuar a assumir, em termos públicos, uma forte relação com um fruto que é uma das suas principais imagens de marca.

O diretor regional da Agricultura, Pedro Valadas Monteiro, referiu que este é um setor que “soube modernizar-se e tornar-se mais sustentável”. Os últimos dados indicam que, nos últimos anos, a área de citrinos na região baixou de 18 para 15 mil hectares, mas que a produção aumentou de 250 para 360 mil toneladas e com um menor consumo de água.

Este responsável acrescentou que se trata de um setor de grande relevância, que permite povoar o interior, criar riqueza e até contribuir para minimizar os efeitos trágicos dos incêndios.

É, igualmente, muito importante do ponto de vista económico, pois embora o turismo seja e vá continuar a ser o setor económico mais importante da região, “não podemos colocar todos os ‘ovos’ no mesmo cesto”.

Outro dos principais parceiros da Câmara de Silves na realização do evento é a Universidade do Algarve (UALG). O seu reitor, Paulo Águas, lembrou que a agricultura “faz parte, desde o início, do ADN” daquela instituição de ensino, que, nos dias de hoje, continua muito ativa e com vários projetos ao nível da investigação.

Muitos produtores de citrinos, seus derivados e outros produtos de origem local vão manter-se ao longo destes três dias no Pavilhão da Fissul. Um seminário e apresentações temáticas também marcam presença no espaço.

A animação musical é outro dos motivos de interesse do evento, com as atuações de Rita Guerra (esta noite, a partir das 22 horas), Ana Moura (sábado, à mesma hora) e o grupo «De Moda Em Moda» (domingo, 16h30).

Leia também:

Câmara de Lagoa vai construir mais de 250 habitações para arrendamento

Fogo destrói viatura

Veja onde vai estar a PSP com o radar

(Visited 399 times, 1 visits today)
pub
pub
pub
pub
ViladoBispo_Banner_Fev
pub
pub