Fundação Champalimaud vai ajudar na investigação médica algarvia

pub
pub
pub
pub

O Centro Académico de Investigação e Formação Biomédica do Algarve (ABC) e a Fundação Champalimaud firmaram hoje, em Loulé, um protocolo de colaboração na área da Saúde. 

Por esta via, as duas entidades comprometem-se a colaborar em iniciativas, sobretudo ao nível da formação de profissionais de saúde e da investigação.

A presidente Fundação Champalimaud, Leonor Beleza, referiu que, fundamentalmente, o que se pretende é criar condições para se conseguir um maior e melhor relacionamento “entre quem investiga e quem trata dos doentes”. 

Trata-se de um objetivo “muito importante”, mas que, confessou, “não é, na prática, muito fácil” de atingir, nem sequer na Fundação que dirige, que conta com as duas valências.

O presidente do ABC, Nuno Marques, destacou a relevância desta colaboração com a Fundação Champalimaud que é, na sua área, “uma das instituições de maior prestígio, em Portugal, na Europa e até no mundo”.

Este responsável acrescentou que o organismo que dirige fica, agora, com melhores condições de levar a cabo a missão de colocar a região algarvia na linha da frente nas vertentes da investigação médica e da prestação de cuidados de saúde à população.

Em nome da Universidade do Algarve – um dos parceiros fundamentais do ABC – o seu reitor, Paulo Águas, também destacou a importância desta ligação com “o bom monstro que é a Fundação Champalimaud”.

Lembrou que foi há pouco mais de 10 anos que a Universidade recebeu os primeiros alunos de Medicina, pelo que “temos a noção de que, nesta área, somos ainda uma criança, mas também sabemos que estamos no caminho certo”.

A Câmara de Loulé é outro dos protagonistas fundamentais deste projeto. Presente na sessão, o seu presidente, Vítor Aleixo, qualificou a assinatura deste protocolo como “mais uma pedrinha, particularmente significativa, no ambicioso edifício que estamos a construir no concelho, na área da Saúde”.

Leia também:

Saiba em que obras a Câmara de Albufeira vai investir 150 milhões de euros

Câmara de Loulé quer ajudar 1.400 famílias a conseguir habitação digna

Veja onde vai estar a PSP com o radar

(Visited 131 times, 1 visits today)
pub
pub
pub
pub
pub
pub
ViladoBispo_Banner_Fev
pub