Saiba em que obras a Câmara de Albufeira vai investir 150 milhões de euros

A Câmara de Albufeira pretende investir cerca de 150 milhões de euros, ao longo dos próximos dois anos, num vasto conjunto de obras.

Este valor foi avançado pelo presidente da autarquia, José Carlos Rolo, no passado dia 13, decorrer de uma sessão em que fez o balanço da atividade desenvolvida e deu a conhecer as grandes obras que o seu executivo tenciona levar a cabo nos próximos tempos.

Uma fatia importante do investimento – 21 milhões de euros – vai ser consumida em empreitadas integradas no Plano Geral de Drenagem de Albufeira. As intervenções, referiu o autarca, incluem a construção do novo túnel, coletores urbanos, condutas adutoras, da estação elevatória da Praça dos Pescadores e de obras que “mitiguem os riscos de inundações na zona do INATEL”.

No que à vertente do saneamento diz respeito, destaque ainda para a construção de 40 kms de redes subterrâneas, na zona norte de Paderne (6 milhões de euros), e a ampliação da rede de águas residuais e pluviais na zona norte de Ferreiras. 

Milhões de euros na requalificação de ruas e avenidas

As intervenções de requalificação de diversas vias de comunicação do concelho também consomem uma parte muito relevantes do ‘bolo’ financeiro.

Uma das obras mais relevantes é a que vai ser levada a cabo na Avenida Sá Carneiro e zonas envolventes (13 milhões), uma intervenção cuja execução José Carlos Rolo assumiu que vai ser “extremamente difícil”, uma vez que se divide por quatro zonas e envolve diverso tipo de trabalhos.

A zona da Baixa de Albufeira também vai ser requalificada, o que implicará um investimento de 10 milhões de euros, enquanto que para levar a cabo as que se desenvolverão na Rua António Aleixo e nos arruamentos envolventes vão ser necessários 7 milhões de euros.

Construção de lares e centros de dia

Para a área da ação social estão destinados quase 19 milhões de euros. Os destaques maiores vão para as construções dos lares e centro de dia de Olhos de Água e das Ferreiras, que têm uma dotação global de 11 milhões de euros.

Outras duas obras que envolvem grande investimento vão ser as do Centro Social do Cerro de Malpique (4 milhões) e da Unidade de Cuidados Continuados Fundação António Silva Leal da Guia (2,4 milhões).

Construção de mais de 150 novas habitações

O setor da habitação social é outro dos que, de acordo com o presidente da Câmara, se encontra na primeira linha de prioridades.

Já definidas estão as construção de fogos na Rua Samora Barros, nas Fontaínhas (Ferreiras), na Quinta dos Barros e na Ladeira da Fonte (Paderne), que vão implicar um investimento de 12,5 milhões de euros para colocar no mercado mais de centena e meia de novos fogos.

Para além destes projetos, a autarquia encontra-se a negociar a aquisição de outros terrenos que destinará à construção de mais habitações.

A Câmara de Albufeira também disponibiliza subsídios de arrendamento a famílias carenciadas, que totalizaram meio milhão de euros.

Crematório quase concluído

Dos muitos outros projetos anunciados por José Carlos Rolo, realce, ainda, para um investimento de 750 mil euros na melhoria de campos de futebol, para a construção do cemitério das Ferreiras (2 milhões) e a edificação da nova sede do Agrupamento de Escutas de Albufeira.

O autarca também assumiu a vontade de implementar, o mais rapidamente possível, o sistema de videovigilância nas zonas da Oura e na Baixa da cidade.

José Carlos Rolo anunciou, igualmente, que depois de uma série de problemas e entraves, o crematório está praticamente concluído, devendo muito proximamente tornar-se, portanto, “no primeiro a funcionar na região algarvia”.

Leia também:

Câmara de Loulé quer ajudar 1.400 famílias a conseguir habitação digna

Câmara de Lagoa vai construir mais de 250 habitações para arrendamento

Veja onde vai estar a PSP com o radar


OS NOSSOS VÍDEOS

(Visited 201 times, 1 visits today)
pub
ViladoBispo_Banner_Fev