GNR apreende cinco toneladas de berbigão

A Unidade de Controlo Costeiro da GNR apreendeu, em Faro, 5 toneladas de berbigão, cujo valor comercial é estimado de 25 mil euros.

Em comunicado, a GNR informa que “no decorrer de uma ação de vigilância e fiscalização que visou a preservação de espécies marinhas, salvaguarda da fauna e flora das zonas costeiras, os militares detetaram um homem na apanha do berbigão fora dos períodos diários legalmente fixados, compreendidos entre o nascer e o pôr-do-sol”.

Durante a fiscalização “foi possível verificar que o marisco apreendido não se fazia acompanhar de qualquer documentação, conforme previsto nas normas europeias referentes à movimentação de lotes de moluscos bivalves vivos, e que a grande maioria dos bivalves não possuía o tamanho mínimo estipulado por lei para serem comercializado, nomeadamente 2,5 cm”.

Foi identificado um homem de 45 anos e foram elaborados dois autos de contraordenação por captura de bivalves imaturos e captura fora do período legal, infrações puníveis com coima até 37.500 euros.

Os bivalves apreendidos, por ainda se encontrarem vivos, foram devolvidos ao seu habitat natural.

Leia também:

Saiba em que obras a Câmara de Albufeira vai investir 150 milhões de euros

Câmara de Loulé quer ajudar 1.400 famílias a conseguir habitação digna

Veja onde vai estar a PSP com o radar

(Visited 96 times, 1 visits today)
pub
ViladoBispo_Banner_Fev