As cabines públicas de Portimão que salvam vidas

pub

Foi, hoje, oficialmente inaugurada, em Portimão, a rede municipal de Desfibrilhadores Automáticos Externos (DAE).

Na sua intervenção, o comandante dos Bombeiros e da Proteção Civil de Portimão, Richard Marques, realçou o facto de se tratar de um complemento ao sistema existente, que visa “diminuir o tempo de resposta” da assistência a alguém que sofreu uma paragem cardiorrespiratória.

A presidente da Câmara, Isilda Gomes, referiu que, em casos desses, alguns minutos podem ser a diferença entra a vida e a morte, pelo que o investimento feito na aquisição destes equipamentos “é dos melhores que já fizemos”.

Coube a Luís Mestre, adjunto de comando dos Bombeiros de Portimão, apresentar este programa.

É composto por seis cabines colocadas em espaços públicos de Portimão (Zona ribeirinha, Praça 1º de Maio e Alameda da Praça da República), Praia da Rocha, Alvor (zona ribeirinha) e Mexilhoeira Grande (perto da Igreja).

Como se exemplificou um pouco depois, numa simulação, em caso de necessidade, qualquer pessoa pode abrir a cabine e reportar uma situação, sendo, de imediato, ativada uma câmara instalada no interior.

Depois de se identifica e de dar a sua  que tem de se identificar e dar o seu número de telefone ao operador, é dada autorização autorização para retirar o DAE e levá-lo para junto da pessoa que precisa de ajuda.

Imediatamente, do quartel dos Bombeiros saem meios de apoios (uma moto de emergência e uma viatura do INEM) e é enviada uma mensagem a cerca de 250 pessoas que tiveram formação e podem utilizar o DAE. Quem estiver mais perto presta o primeiro apoio até que cheguem os meios de socorro.

O vídeo da simulação de uma operação de socorro utilizando um DAE em espaço público pode ser visto aqui:

Leia também:

Foi assim o Carnaval em Portimão

Bebés nascidos em Lagoa garantem subsídios de 322 mil euros

Câmara de Loulé quer ajudar 1.400 famílias a conseguir habitação digna

(Visited 960 times, 1 visits today)
pub
pub
pub
pub
ViladoBispo_Banner_Fev