GNR apreende 2.600 quilos de berbigão e 600 de conquilha

pub

A Unidade Controlo Costeiro (UCC) da GNR de Olhão apreendeu, na madrugada de quarta-feira, 2.600 quilos de berbigão e 600 quilos de conquilha, que tinham um valor de mercado de cerca de 11.800 euros.

Em comunicado, a GNR informa que “no decorrer de uma ação de patrulhamento que visou a preservação de espécies marinhas, salvaguarda da fauna e flora das zonas costeiras, bem como a captura ilegal de bivalves na Ria Formosa, foram detetadas três embarcações e quatro homens, com idades entre os 35 e os 55 anos, a exercer a apanha de bivalves fora dos períodos diários legalmente fixados, compreendidos entre o nascer e o pôr-do-sol”.

Fazendo uso dos meios marítimos da UCC, os militares abordaram um dos grupos. Apesar de ter havido uma tentativa de fuga, os homens acabaram por ser intercetados na posse de 2.600 quilos de berbigão. Para além de estarem a infringir o horário, também não tinham licença que lhes permitisse apanhar os bivalves.

Posteriormente, já durante a manhã do mesmo dia, foram fiscalizadas cinco embarcações de pesca profissional, empregues na atividade piscatória através da arte de arrasto, numa zona onde a captura de bivalves, de momento, se encontra interdita. 

Foram identificados mais cinco homens, com idades compreendidas entre os 25 e os 62 anos, e apreendidos 600 quilos de conquilha.

Das duas ações resultou a elaboração de 12 autos de contraordenação, incorrendo os identificados em coimas que podem ascender aos 50.000 euros

Os bivalves apreendidos foram restituídos ao habitat natural.

LEIA TAMBÉM:

Covid-19: Ponto de situação (19 de maio)

Ofertas de emprego

Investimento de 3,7 milhões de euros na construção de megaedifício da saúde

(Visited 57 times, 1 visits today)
pub
ViladoBispo_Banner_Fev
pub
pub