Museu Municipal de Arqueologia de Albufeira voltou a estar de portas abertas

pub
pub

Após vários meses fechado, o Museu Municipal de Arqueologia de Albufeira reabriu ao público após um trabalho exaustivo de levantamento de todas as barreiras, que incluiu as físicas e da zona envolvente, das áreas visitáveis, dos lavabos, bem como das barreiras intelectuais e de comunicação do espaço expositivo, que culminou na realização de obras que transformaram o equipamento num espaço totalmente acessível, dinâmico e inovador sob o ponto de vista tecnológico.

O projeto de acessibilidade envolveu as obras físicas do espaço, que consistiram na criação de uma segunda entrada no Museu para visitantes com mobilidade reduzida ou em cadeira de rodas, instalações sanitárias adaptadas a pessoas com deficiência e respetiva plataforma de acesso, colocação de piso guia para deficientes visuais e criação de três lugares de estacionamento para pessoas com mobilidade reduzida.

Para melhorar a acessibilidade a nível intelectual foram introduzidas legendas em inglês e em braile em todas as peças e vitrines e há réplicas de peças originais que podem ser tocadas por invisuais ou por quem pretender uma experiência mais sensorial.

Na sala dedicada à pré-história foi colocada uma parede de imagem projetada que conta a evolução da humanidade, a partir de um vídeo com locução em português e legendagem em inglês e língua gestual.

A visita ao Museu pode ser acompanhada através da disponibilização de um tablet com acesso aos conteúdos audioguia em português, inglês, espanhol, alemão e francês, língua gestual portuguesa e inglesa e ainda uma versão para o público infantil, também em português e inglês. Os mais pequeninos também foram contemplados com um jogo interativo que os convida a descobrir a História de Albufeira de forma divertida, disponível também nas várias línguas.

Após a visita ao Museu, que se fez com poucos convidados, divididos por grupos e respeitando as regras do Plano de Contingência do edifício, o presidente da Câmara Municipal de Albufeira manifestou-se muito satisfeito e orgulhoso pela reabertura do espaço, destacando a importância da obra no plano das acessibilidades e da recuperação do património cultural da cidade.

José Carlos Rolo sublinhou que “Albufeira é um destino turístico conhecido pela beleza e qualidade ambiental das suas praias mas é fundamental, cada vez mais, apostarmos no nosso património cultural. Esta complementaridade é fundamental para a diversificação do destino”.

Por outro lado, frisou “o Turismo acessível é cada vez mais importante na Europa; daí a importância desta intervenção que faz parte de um projeto mais alargado que integra a recuperação de toda a zona histórica”.

Esta obra exigiu um investimento de 283 mil euros.

LEIA TAMBÉM:

Covid-19: Dois novos casos em Portimão

Albufeira reforça promoção em Espanha

A estratégia de combate a incêndios dos Bombeiros de Portimão

(Visited 41 times, 1 visits today)
pub
pub
pub
pub
ViladoBispo_Banner_Fev
pub
pub