Banho 29 este ano tem lugar apenas em versão digital

pub
pub
pub
pub

Como forma de prevenção do contágio da Covid-19 e para garantir a segurança de residentes e visitantes de Lagos, a Festa do Banho 29 não será realizada este ano, informa a Câmara local.

Apesar de tudo, acrescenta a autarquia, em comunicado, que “sendo uma iniciativa com uma rica História em Lagos e parte integrante da identidade do concelho, esta tradição será assinalada na página de Facebook do município”.

Misto de tradição folclórica e de ritual que atravessa várias gerações, a crença popular refere que um banho na noite de 29 de agosto vale por 29 banhos.

Acredita-se que, durante o dia, o Diabo está à solta e este banho noturno nas águas de Lagos servia para purificar a alma daqueles que se deslocavam das aldeias para a costa nos seus burros e carroças. As suas origens são incertas, mas acredita-se que remonta a antigos ritos de finais de verão ou resultantes da herança árabe da região algarvia.

Esta tradição perdurou pela história até aos dias de hoje e é comum ver-se grupos animados de residentes, mas também de visitantes, que mantêm viva esta tradição ano após ano, não perdendo a oportunidade de dar o clássico mergulho de mar, à meia-noite, e que marca o ponto alto do evento.

LEIA TAMBÉM:

Covid-19: DGS regista mais cinco casos no Algarve

Ofertas de emprego para agrupamento de escolas

Família em dificuldades salva no mar

(Visited 94 times, 1 visits today)
pub
pub
ViladoBispo_Banner_Fev
pub
pub
pub
pub