RegionalSociedade

Crematório de Faro está, finalmente, construído

Partilhe a notícia
pub
pub
pub

Teve lugar na passada quarta-feira a cerimónia que oficializa a conclusão do Crematório Municipal de Faro, colocando-se assim ponto final num processo que se arrastava há mais de uma década.

Situado junto ao ‘Novo’ Cemitério do concelho, está equipado com dois fornos, um para as cremações funerárias e um para queimar resíduos associados aos enterramentos, como flores e restos de urnas.

As principais valências de apoio ao serviço de cremação incluem receção, sala de estar, cafetaria, capela ecuménica, sala, sala de última despedida, tanatopraxia e jardim da memória/cendrário.

A exploração do crematório fica concessionado, pelo prazo de 30 anos, ao consórcio Servilusa – Agências Funerárias S.A. e FPC Construções Lda. , que pagará à autarquia uma renda mensal de 1.700 euros e um por cento do valor de cada cremação. Os custos, no valor de 1.16 milhões de euros ficaram por conta daquelas empresas.

O presidente da Câmara de Faro considera que o novo crematório representa um desenvolvimento importante no que respeita à gestão dos espaços cemiteriais e permite dar uma melhor resposta às necessidades de Faro e do Algarve. Rogério Bacalhau lembra mesmo “que a população há muito que pedia esta valência e era difícil explicar como estivemos tantos anos sem esta resposta”.

Por outro lado, o edil considera que “o novo crematório representa também um desenvolvimento importante no que respeita à gestão dos espaços cemiteriais do concelho e permite-nos dar uma melhor resposta às necessidades de Faro e de todo o Sotavento, sem esquecer os muitos residentes estrangeiros que têm revelado grande procura deste serviço”.

LEIA TAMBÉM:

Mar invade baixa de Ferragudo

19 ofertas de emprego para câmara algarvia

Os petiscos da Rota na cidade de Portimão

(Visited 384 times, 1 visits today)
pub
ViladoBispo_Banner_Fev
pub
pub
pub

EVENTOS NO ALGARVE