Chuva e vento provocam inundações e queda de árvores

pub

Um pouco por todo o Algarve registaram-se, durante o dia de hoje, muitas inundações, quedas de árvores e condicionamentos ou mesmo interdição da circulação automóvel em vias de comunicação.

O comandante dos Bombeiros Voluntários de Portimão, Richard Marques, diz que foi entre as 15h45 e as 17 horas que a corporação teve de acorrer a mais situações resultantes da chuva intensa e do vento forte que se fez sentir. Ao longo desse período “tivemos 18 ocorrências, a maior parte das quais relacionadas com inundações”.

As zonas mais afetadas foram o Largo Gil Eanes, alguns troços da V6 e também a estrada de acesso à Marina e à Praia da Rocha. Isso provocou pontuais problemas na circulação, mas sem consequências de maior, não se tendo verificado acidentes rodoviários nem qualquer ferido resultante destas condições meteorológicas.

No concelho vizinho de Lagoa, o presidente da Câmara, Luís Encarnação, diz que “tivemos algumas inundações sobretudo em zonas onde é habitual isso acontecer quando existe uma forte precipitação”.

Uma delas é o parque de estacionamento do Centro de Congressos do Arade, que ficou inundado, e as zonas envolventes. Isso levou a que, durante uma parte da tarde, tenha sido encerrado à circulação automóvel um troço da estrada que liga o Parchal a Ferragudo, levando a que os automobilistas tivessem de utilizar outras vias de comunicação.

Uma das situações mais preocupantes ocorridas ao longo do dia, adianta o autarca, foi o rebentamento de uma conduta das Águas do Algarve, na zona de Carvoeiro, mas “foi, entretanto, enviado para o local um piquete para repor a normalidade”.

Para além da chuva intensa que, ao longo de várias horas se fez sentir, também o vento soprou com grande intensidade, tendo uma das estações meteorológicas que a Câmara de Lagoa dispõe, a de Carvoeiro, registado uma rajada de quase 100 kms/hora (99,8 kms).

O panorama que se viveu nestes dois concelhos estendeu-se a quase todos os outros da região, que igualmente registaram inundações, quedas de árvores e constrangimentos ao nível da circulação automóvel nas zonas mais atingidas.

LEIA TAMBÉM:

Bombeiros de Lagos salvam gato que tinha caído a um poço

Ofertas de emprego da semana

Veja onde vai estar a PSP com o radar

(Visited 1.591 times, 1 visits today)
pub
pub
ViladoBispo_Banner_Fev
pub
pub