RegionalSociedade

Visitas com restrições aos cemitérios de Lagos, no fim de semana

Partilhe a notícia
pub
pub
pub

A Câmara de Lagos decidiu manter os cemitérios municipais abertos no fim de semana (dias 31 de outubro e 1 de novembro), entre as 9h00 e as 17h00, mas com medidas excecionais de funcionamento.

Para permitir que a população possa fazer a tradicional visita aos cemitérios no Dia de Todos os Santos, a autarquia lacobrigense decidiu implementar uma série de medidas de forma a cumprir todas as normas da Direção-Geral de Saúde para prevenir a disseminação do vírus da COVID-19.

Segundo o  procedimento de implementação de medidas de prevenção e proteção aprovado, o acesso de visitantes será permitido, estando sujeito a uma lotação máxima que é calculada em função da área de cada cemitério. Nesse sentido, o cemitério novo da cidade de Lagos terá uma capacidade máxima calculada de 1.250 pessoas e o cemitério velho apenas comportará 342 pessoas. No entanto, apenas será permitida a permanência de duas pessoas em simultâneo por cada campa ou jazigo e por um período máximo de 45 minutos. O distanciamento físico de 2 metros entre pessoas deve ser cumprido.

Nos acessos serão criados corredores diferenciados de entrada e saída, para impedir o cruzamento de pessoas, e disponibilizados dispensadores com álcool gel, sendo obrigatória a higienização das mãos, assim como o uso de máscara (nos acessos e no interior dos cemitérios). Dentro dos recintos serão distribuídos mais contentores de lixo para colocação de resíduos como flores velhas, material de limpeza e luvas descartáveis.

Em caso de realização de funerais, os cemitérios lacobrigenses encerrarão ao público em geral uma hora antes da cerimónia fúnebre e pelo período necessário, de modo a garantir a inexistência de aglomerados e o controlo da distância de segurança.

Se surgir alguém com sintomas característicos da Covid-19, essa pessoa será encaminhada para a área de isolamento definida em cada cemitério e estabelecido contacto para a linha Saúde 24.

Apesar de todas estas regras que visam garantir a segurança sanitária, a Câmara de Lagos recomenda que as pessoas dos grupos mais vulneráveis, como pessoas idosas, grávidas e pessoas com imunossupressão ou com doença crónica, não se desloquem aos cemitérios neste fim-de-semana.

Estas medidas serão igualmente aplicadas nos cemitérios de Barão de São João (88 pessoas), Bensafrim (velho 23 pessoas, novo 49 pessoas), Luz (109 pessoas) e Odiáxere (128 pessoas), cujo funcionamento se encontra sob gestão das Juntas de Freguesia.

LEIA TAMBÉM:

Covid-19: Ponto de situação em Portimão

12 ofertas de emprego público

Cemitério de Portimão com horário alargado

(Visited 68 times, 1 visits today)
pub
pub
pub

EVENTOS NO ALGARVE