Rui André é o candidato do PSD à presidência da Câmara de Portimão
O candidato do PSD à presidência da Câmara de Portimão vai, afinal, ser Rui André.
O anúncio oficial foi feito há instantes pelo secretário-geral do partido, José Silvano, no decorrer de uma intervenção na qual foi apresentado mais um lote de candidatos daquele partido às próximas autárquicas.
Fecha-se assim um processo atribulado, no decorrer do qual, numa primeira fase, o PSD de Portimão se envolveu em reuniões e negociações com o CDS para formar uma coligação autárquica que tivesse Luís Carito como cabeça-de-lista à Câmara.
Esse processo parecia estar praticamente fechado quando, no passado dia 31, o antigo vice-presidente da Câmara anunciou publicamente a sua candidatura ‘independente’ apoiada por diversos partidos, entre os quais o PSD e o CDS. Para cerca de duas horas mais tarde estava agendada uma intervenção pública dos presidentes das concelhias locais do PSD e CDS, a qual acabaria por ser cancelada.
As declarações de Luís Carito rapidamente chegaram a Lisboa e o PSD acabaria por retirar-lhe o apoio, não tendo sequer apresentado o seu nome na distrital, uma vez que a direção nacional fez saber que o mesmo não teria o aval de Lisboa.
Em sistema de contra-relógio, os social-democratas de Portimão procuraram colocar em campo um plano B e na segunda-feira à noite foi decidido que a sua candidatura autárquica seria protagonizada pelo atual presidente da Câmara de Monchique, que cumpre o seu terceiro e último mandato naquela autarquia.
LEIA TAMBÉM:
19 ofertas de emprego para Câmara algarvia
Luís Carito assume candidatura e diz que não deixou a Câmara de Portimão na falência
O regresso calculista de Joaquina Matos à política de Lagos