David Roque apresenta livro sobre Ferragudo

No próximo dia 28 de maio (sexta-feira), pelas 18h30, na Rua Infante Santo (no largo do cais ribeirinho), em Ferragudo, tem lugar a apresentação pública do livro “Ferragudo: Uma Economia Local no Algarve Setecentista”.

No âmbito da celebração dos 500 Anos da Criação do Lugar de Ferragudo, efeméride assinalada em 2020 e estendida ao presente ano devido à pandemia SARS-CoV-2, a Câmara Municipal de Lagoa apresenta a mais recente obra do historiador ferragudense David Roque, “Ferragudo: Uma Economia Local no Algarve Setecentista”.

Partindo da análise das Memórias Paroquiais de 1758 e de outras fontes históricas, David Roque procura esclarecer um conjunto de vivências passadas no século XVIII no território da freguesia de Ferragudo, gizando os traços de uma evolução económica e social inserida nas estruturas do Antigo Regime.

Filho de Ferragudo e professor de História, interessado no real desenvolvimento da sua terra-natal, na sua proteção enquanto singularidade urbana algarvia e na defesa dos seus valores humanos, através deste ensaio – menção honrosa do Prémio Nacional de Ensaio Histórico António Rosa Mendes, em 2017 –, o autor aprofunda o conhecimento de Ferragudo e das suas gentes. O foco científico e interpretativo reside no passado da localidade, naquele que foi o século de ouro do seu percurso e que a levaria à autonomia face a Estômbar. São cerca de 179 páginas documentadas e ilustradas, com uma língua acessível e esclarecedora.

Depois de ter sido responsável pela atualização da obra “Barlavento”, do também Ferragudense, Dr. Luís António dos Santos, reeditada pela autarquia lagoense no ano transato, obra igualmente integrada nas comemorações do 5º Centenário de Ferragudo, o autor vê publicado com a chancela do Município de Lagoa o seu mais recente trabalho de investigação.

LEIA TAMBÉM:

Veja onde vai estar a PSP com o radar

As ‘guerras’ antigas do comércio portimonense

Cinco ofertas de emprego público

(Visited 27 times, 1 visits today)
pub
pub
pub
ViladoBispo_Banner_Fev