RegionalSociedade

Campanha de testes gratuita à Covid-19 no concelho de Lagoa

Partilhe a notícia
pub
pub
pub

Arranca já na próxima segunda-feira uma campanha de testagem que permitirá à população residente no concelho de Lagoa e aos funcionários da Câmara realizarem testes gratuitos à SARS –CoV-2, nas farmácias aderentes, num total de investimento que ultrapassa os 160 mil euros.   

Esta iniciativa vem na sequência da celebração de um protocolo, entre a autarquia e Associação Nacional de Farmácias, que permitirá à população, independentemente da idade, e aos funcionários autárquicos realizar, gratuitamente, dois testes à SARS-CoV-2, nas farmácias do concelho, que para já aderiram a esta campanha.

A realização dos testes dispensa receita médica, quem optar por realizar os dois testes, os mesmos terãi de ter, no mínimo, um intervalo de 14 dias, entre eles, e não serão aplicados testes em munícipes ou funcionários que testaram positivo à SARS-CoV-2 nos últimos 90 dias, a contar a partir da intenção da realização do mesmo.

A testagem é realizada nas instalações das farmácias aderentes e, neste momento, aderiram à campanha a Farmácia Lagoa (contacto telefónico 282 352 137) e a Farmácia José Maceta (282 342 678), ambas em Lagoa, e também a Farmácia de Ferragudo (282 461 232). A realização dos testes obriga a marcação prévia através dos contatos telefónicos das respetivas farmácias.

A testagem é feita segundo um conceito de proximidade aos utentes, por profissionais da rede de farmácias, que, no caso de haver registos positivos, imediatamente os reportam no SINAVE, sistema gerido pelo Ministério da Saúde. 

O presidente da Câmara, Luís Encarnação, diz que “não se trata de testar em massa, mas sim de dar oportunidade, aos munícipes e funcionários da autarquia, de testarem gratuitamente, quando assim o entenderem, contribuindo dessa forma para a campanha “Lagoa, Segura de Si” e para o aumento da confiança entre a população”.

A lista das farmácias aderentes poderá sofrer alterações, com a adesão de mais farmácias do concelho, e pode ser consultada nos sites da Câmara Municipal de Lagoa e da Associação Nacional de Farmácias.

LEIA TAMBÉM:

Homem detido e mais de uma tonelada de droga apreendida

A vida fez-se para pedalar

Mulher detida por violência doméstica

(Visited 106 times, 1 visits today)
pub
ViladoBispo_Banner_Fev
pub
pub

EVENTOS NO ALGARVE