Empreendedorismo em debate em Portimão

O auditório do Museu de Portimão recebe na próxima segunda-feira, dia 21 de junho, o Restart Algarve Innovation, uma “caravana” composta por empresários, empreendedores e diversas instituições públicas que está a percorrer os 16 concelhos algarvios para promover o empreendedorismo, a inovação e o espírito empresarial.

Iniciativa conjunta da Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE), da Universidade do Algarve (UAlg-CRIA) e do Núcleo de Empresários da Região do Algarve (NERA), este roadshow autárquico “decorre num período conturbado, durante o qual a retoma económica, acompanhada por uma reflexão crítica sobre o seu futuro, se tornam prementes”, segundo os promotores.

A estrutura deste evento é a de um dia aberto, dividido em dois workshops com várias palestras. No período da manhã, o workshop “Cria a Tua Empresa”, promovido pela ANJE, tem como público-alvo jovens, empreendedores e desempregados, e pretende estimular o interesse pela iniciativa empresarial, bem como facultar algumas ferramentas úteis no processo de criação do próprio emprego ou negócio. 

Na sessão de abertura, marcada para as 10h00, intervirão Juan Pablo Correia (ANJE), Hugo Barros (UAlg), Marco Vieira (NERA) e Isilda Gomes, presidente da Câmara Municipal de Portimão, sendo oradores no workshop João Amaro, representando a organização do evento, Vanessa Batista (Territórios Criativos/StartUp Portimão), Pedro Esteves (Link-a-Ring), Raquel Melo (Inboundware), Pedro Freixo (Capitão Nemo Algarve) e Pedro Palma (IEFP).

Durante a tarde, o workshop “Inovação, Internacionalização e Financiamento”, promovido pelo NERA, irá focar-se na apresentação de boas práticas empresariais nestes domínios, bem como das áreas prioritárias de financiamento por fundos europeus previstas no Plano de Recuperação e Resiliência e no Programa Operacional do Algarve 2021 – 2027. Este workshop contempla ainda a apresentação do Concurso de Projetos Inovadores “Inova Algarve 2.0”, e tem como público-alvo empresários e quadros de start-ups e empresas do concelho de Portimão. 

Da lista de oradores fazem parte Aquiles Marreiros (CCDR-Algarve) e Vera Gomez (IAPMEI), testemunhando sobre projetos de inovação e internacionalização os empresários Luís Silva (Tecnologias Imaginadas), Hugo Mariano (Salivitae) e Ricardo Sobral (Ricky Travel), a que se seguirá a mesa redonda “RX aos impactos da pandemia no concelho e desafios para o futuro” e um período de debate, presidindo a sessão de encerramento o vice-presidente do Município de Portimão, Filipe Vital.

Os trabalhos estão planeados para ocorrer presencialmente, com um número de participantes reduzido, entre 30 a 40 pessoas, no cumprimento das normas sanitárias em vigor, e contemplam ainda a transmissão em direto nas redes sociais. 

Um dos objetivos complementares assumido pelos organizadores deste roadshow autárquico passa por traçar um retrato socioeconómico do Algarve que permita avaliar os impactos provocados pela atual pandemia e identificar estratégias de apoio à recuperação económica. Para tal, foram convidados especialistas e profissionais de diferentes áreas (social, cultural, política e económica) para debaterem, numa mesa-redonda, o passado, o presente e o futuro do território. 

LEIA TAMBÉM:

Homem detido e mais de uma tonelada de droga apreendida

A vida fez-se para pedalar

Mulher detida por violência doméstica

(Visited 28 times, 1 visits today)
pub

pub
ViladoBispo_Banner_Fev
pub

pub
pub