RegionalSociedade

Câmara de Silves instalou três dezenas de oleões

Partilhe a notícia
pub
pub
pub

O Município de Silves promoveu recentemente a instalação de três dezenas de oleões para recolha de óleo alimentar usado (OAU) em todas as freguesias do concelho.

Os oleões estão equipados com o Sistema de Sensorização Simples Smart (S+), ligada em rede móvel, que permite a monitorização em tempo real do seu estado de enchimento e a contabilização do número de deposições inseridas, facilitando, desta forma, a gestão de rotas e a recolha deste tipo de resíduos. 

O Sistema Simples Smart (S+) apresenta-se, por outro lado, com um sistema de última geração bastante versátil que permite, também, a interação com os utilizadores/munícipes através do recurso à aplicação móvel RENO app (acessível através do QR code existente no oleão ou em https://play.google.com/store/apps/details?id=com.reno.twa).

Com a utilização desta aplicação móvel os munícipes, para além de terem acesso à partilha de informação da quantidade de OAU corretamente encaminhada pelo utilizador, poderão, ainda, consultar a localização dos oleões mais próximos, aceder a campanhas de incentivo às boas práticas de reciclagem, entre outras funcionalidades. 

Para utilização destes oleões e correta reciclagem deste resíduo, deverão ser garantidos alguns procedimentos, nomeadamente: deixar arrefecer o azeite ou óleo alimentar doméstico e vertê-lo para dentro de uma garrafa de plástico limpa. Quando cheia, a garrafa deverá ser devidamente fechada (por forma a não verter) e depositada no oleão.  

Após recolha do óleo doméstico usado depositado nos oleões, o mesmo será transformado em biodiesel, sabão e outros produtos. Todo este processo permite contribuir para a promoção da separação de residuos domésticos e, consequente, recolha seletiva, assim como para a redução de CO2 e melhoria da sustentabilidade ambiental. 

“Trata-se de mais uma aposta do Município de Silves, integrada na campanha Lixo Zéro Ambiente 100, desta feita com recurso a tecnologia de última geração, em que a interação do cidadão contribui para a evolução do conceito Smart Cities ou cidades inteligentes, e que permitirá a monitorização e a recolha em tempo real deste tipo de resíduo”, refere Rosa Palma, Presidente da Câmara Municipal de Silves, acrescentando que “estas medidas pretendem ser um forte contributo para o cumprimento das metas traçadas internacionalmente ao nível de aplicação de políticas ativas no que toca à defesa dos valores ambientais; promoção da sustentabilidade e redução da pegada ecológica e que permitirão colocar o concelho de Silves no pelotão da frente das boas práticas“.

LEIA TAMBÉM:

O Algarve em 1 minuto: Praia da Marinha

Seis ofertas de emprego

A vida fez-se para pedalar

(Visited 97 times, 1 visits today)
pub
ViladoBispo_Banner_Fev
pub
pub
pub

EVENTOS NO ALGARVE