RegionalSociedade

Silves vai ter Áreas Integradas de Gestão da Paisagem

Partilhe a notícia
pub
pub
pub

O concelho de Silves é o único a sul do Tejo que irá constituir Áreas Integradas de Gestão da Paisagem – AIGP, num total de 47 candidaturas aprovadas a nível nacional.

A constituição resulta de três candidaturas apresentadas pela autarquia para a criação das AIGP Vale do Odelouca, AIGP Falacho Enxerim e AIGP Nova Serra.

As mesmas mereceram aprovação do Governo, tendo sido alvo de assinatura de contratos programa no passado dia 19 de julho, numa cerimónia presidida pelo Primeiro-ministro.

A autarquia acrescenta. em comunicado, que o conceito das Áreas Integradas de Gestão da Paisagem surgiu da necessidade de transformar a paisagem nas áreas florestais, por forma diminuir a vulnerabilidade dos territórios aos grandes incêndios.

Esta estratégia passa por agrupar várias propriedades em unidades de gestão, cujo objetivo primário é a revitalização destes territórios, através de um conjunto articulado de intervenções visando, de forma integrada, a reconversão e gestão de espaços florestais, agrícolas e silvo pastoris, com a finalidade de garantir maior resiliência ao fogo e melhorar os serviços de ecossistemas, promovendo a revitalização destes territórios e a adaptação às alterações climáticas.

Neste contexto, as AIGP caracterizam-se por se concretizarem através de um modelo operativo onde estão previstos os recursos financeiros e o sistema de gestão e de monitorização que possibilitarão garantir sustentabilidade a médio, longo prazo.

LEIA TAMBÉM:

Ofertas de emprego para a Universidade do Algarve

“Desta vez é para ganhar”

Jovens de Portimão em campanha por mais espaços verdes nas cidades

(Visited 85 times, 1 visits today)
pub
pub
pub
ViladoBispo_Banner_Fev
pub

EVENTOS NO ALGARVE