Cultura

Amor Electro, Ana Bacalhau e Carlão atuam em Tavira

Partilhe a notícia
pub
pub
pub

Arranca este domingo mais uma edição do programa cultural “Verão em Tavira”, que se estende até 5 de setembro.

O início dá-se a partir das 22h00, no Parque do Palácio da Galeria, com o espetáculo «Eduardo Madeira convida… Carlos Vidal», que promete uma noite de humor e música, em que temas da sociedade, da política e do desporto são debatidos “de forma pouca isenta e quase nada séria”.

O Jazz no Palácio continua a integrar a programação de verão. Um ciclo de três concertos que terá lugar, no Pátio do Palácio da Galeria, pelas 22h00. Mário Laginha Trio (Mário Laginha – piano, Bernardo Moreira – contrabaixo, Alexandre Frazão – bateria) atua, no dia 04 de agosto. Segue-se, no dia 24, Maria João & Carlos Bica Quartet que partilham canções do mundo. No dia seguinte, o projeto Mano a Mano com os irmãos e guitarristas André e Bruno Santos.

A nível local, sobem ao palco, no Parque do Palácio, também pelas 22h00, os projetos Osmose (dia 05.08), Fado Tropical e convidados, Poetas Cantados (dia 06.08), GIGGY e 4 Soul (dia 19.08) e, ainda, a Banda Musical de Tavira (26.08). No dia 11, no mesmo local e hora, a Escola de dança D’ Dance Company, sedeada em Tavira, apresenta o espetáculo “Contra Luz”.

Destaque, no dia 07, pelas 22h00, no Parque do Palácio, para o projeto de Renato Júnior “Uma Mulher não chora” com as cantoras Viviane, Sofia Escobar, Rita RedShoes, Joana Amendoeira, Patrícia Antunes e Patrícia Silveira, Luanda Cozetti e Ana Bacalhau, numa homenagem a todas as mulheres. 

No âmbito do Dia Internacional da Juventude, 12 de agosto, Fernando Daniel, um dos artistas pop mais relevantes da atualidade, atua, pelas 22h00, no Parque do Palácio, onde dá a conhecer o seu mais recente álbum “Presente”.

A Orquestra de Jazz do Algarve, um projeto idealizado por Hugo Alves, marca presença, no dia 13 de agosto, pelas 22h00, no Parque do Palácio da Galeria. 

“Capitão Fausto” é uma das bandas do panorama musical português que está, em Tavira, no dia 14 de agosto, pelas 22h00. Também o pianista Pedro Burmester protagoniza um dos momentos musicais deste programa, no dia 18, igualmente pelas 22h00. 

Carlão, vocalista e letrista consagrado da música urbana da atualidade, continua na estrada, desta vez, no dia 21 de agosto, pelas 22h00, no Parque do Palácio.

No dia 27, também no Parque do Palácio da Galeria e no mesmo horário, sobe ao palco o projeto Miramar com Frankie Chavez e Peixe. Embora tenham experiências distintas estes dois artistas estão unidos pelo seu trabalho com a guitarra. Ao vivo apresentam-se com imagens manipuladas em tempo real – Memorabilia – uma seleção de filmes de arquivo feita pelo realizador Jorge Quintela. 

The Black Mamba, representante de Portugal no Festival da Eurovisão 2021, na Holanda, está, no dia 28 de agosto, pelas 22h00, no Parque do Palácio da Galeria. A banda alcançou o 12º lugar na grande final e recebeu elogios vindos de todo o mundo, incluindo artistas como Skin (vocalista dos Skunk Anansie) e publicações como New York Times. Pedro Tatanka, Ciro Cruz e Miguel Casais percorrem o universo do blues, soul e funk. 

Em setembro, no fim-de-semana em que acontecia a Feira da Dieta Mediterrânica, o fado está em destaque com o concerto de Fábia Rebordão, no dia 2, e de Sara Correia, no dia 4, ambos pelas 22h00, no Parque do Palácio da Galeria.

Tempo ainda para assistir às Galas de Fado, promovidas pela associação Fado com História. No dia 20 de agosto, atuam Raquel Peters, Sara Gonçalves e Teresa Viola. Já, no dia 3 de setembro, a noite é dos fadistas Aurora Gonçalves, Márcio Gonçalves, Sara Minhalma e Sandra Pacheco.

Os Amor Electro, uma das principais bandas da atualidade da música moderna portuguesa, fecha a programação do “Verão em Tavira” com um concerto, no dia 5 de setembro, pelas 22h00, no Parque do Palácio da Galeria. 

No Museu Municipal de Tavira é possível visitar, de terça-feira a sábado, entre as 9h15 e as 16h30, as exposições A ARTE QUE É – II de Pedro Portugal e “Dieta Mediterrânica, Património Cultural Milenar, ambas no Palácio da Galeria. Já, no Núcleo Islâmico, encontra-se patente a nova exposição “De Triana a Tavira. Cerâmicas sevilhanas dos seculos XIV a XVII”, assim como “Tavira Islâmica”. 

Numa iniciativa do Museu Zer0 é possível conhecer, na Ermida de São Roque, de 3 a 19 de agosto, a exposição “S(o)al” dos artistas Miguel Carvalhais e Pedro Tudela, assim como assistir ao trabalho de Luís Conceição e Flow Productions, de 19 de agosto a 11 de setembro.

“S(o)al” explora elementos da geofonia e antropofonia do sal — os sons da sua génese, produção e uso — e recorre ao próprio sal, enquanto elemento visual, plástico e escultórico, para a construção de um espaço imersivo.

Mais informação sobre estas exposições e os horários em www.museu0.pt.

Durante este período, regressam as feiras de artesanato, no jardim das palmeiras, às sextas, sábados e domingos, a partir das 18h00, numa organização das associações ASTA, Almadrava e Albacora com o apoio do Município. 

LEIA TAMBÉM:

Homem detido por tentativa de violação

Duas ofertas de emprego público

HMB, Aurea, Fernando Daniel e Katia Guerreiro atuam em Lagos

(Visited 310 times, 1 visits today)
pub
ViladoBispo_Banner_Fev
pub
pub

EVENTOS NO ALGARVE