Portimão recebe festival gastronómico com chefs de todo o país

pub
pub

Este fim de semana vai decorrer a 2ª edição do festival gastronómico Arrebita Portimão.

O evento, que conta com a participação de mais de três dezenas de chefs, desenvolve-se na Praça da República e zona envolvente, no sábado e domingo, entre as 18 e as 22h30.

Em cada um daqueles dias serão 12 os pratos à escolha, como é o caso das Almôndegas de caldeirada e molho Xó (muxama, presunto, katsuobushi e Moscatel) dos chefs Hugo Brito e Artur Gomes, do Taco vegetal de tomate coração de boi das castelhanas e sardinha assada, de João Oliveira (chef do único restaurante com estrela Michelin de Portimão, o Vista), ou da surpreendente sobremesa do chef pasteleiro Carlos Fernandes, “Isto não é uma tarte de amêndoas e figo”.

O Arrebita proporciona uma oportunidade única para conhecer o que de melhor se faz em Portugal a nível gastronómico. Para além dos referidos chefs, no mesmo recinto estarão reunidos outros nomes consagrados da gastronomia portuguesa, como Marlene Vieira, André Magalhães ou Américo dos Santos, mas também muitos jovens responsáveis por alguns dos mais entusiasmantes novos projetos do país.

O casal Rita Gama e Tomás Rocha (Bistro Bicho Mau, Lisboa), a dupla João Narigueta e Filipe Rebocho (Híbrido, Évora), o pasteleiro Carlos Fernandes ou os chefs Hugo Candeias (The Art Gate e Ofício) e Pedro de Sousa (Sr. Lisboa) são alguns dos jovens que vêm a Portimão mostrar a vitalidade da nova gastronomia portuguesa.

Não é só nos sabores que o Algarve estará (bem) representado em Portimão: são 10 os chefs algarvios ou a comandar as cozinhas de projetos do Algarve que marcarão presença no festival. De Portimão vêm João Oliveira, Marco Morais (F) e João Marreiros (Loki); de Carvoeiro José Lopes (Bon Bon); de Faro João Viegas (Check In) e Rui Sequeira (Alameda); de Loulé Leandro Araújo (Cafezique); de V.N. Cacela Rui Silvestre (Vistas Rui Silvestre) e de Lagos Louis Anjos e Ricardo Luz (Al Sud).

Tal como aconteceu no ano passado, os chefs irão cozinhar a partir de todo o tipo de lojas (barbearias, lojas de doces, papelarias, entre outras). No entanto, este ano as lojas serão convidadas a assumir um papel ativo no festival. Haverá tattoos feitas ao vivo e até cabeleireiros a pintar o cabelo de forma ousada. No final, haverá também oferta de descontos para quem quiser regressar a determinada loja no futuro.

Para garantir a segurança do público e staff, a entrada no recinto é controlada, sendo obrigatório o uso de máscara e a distância de segurança de 1,5 metros.

LEIA TAMBÉM:

Mais de seis centenas de combeiros combatem incêndio

Quinze ofertas de emprego para a Câmara de Portimão

Na estrada com os Xutos & Pontapés

(Visited 951 times, 1 visits today)
pub

pub
pub

pub

pub
ViladoBispo_Banner_Fev
pub