Casos de PolíciaRegional

Onze detidos por burlas informáticas superiores a meio milhão de euros

Partilhe a notícia
pub
pub
pub

A Polícia Judiciária (PJ) informa ter desencadeado uma operação policial de combate ao cibercrime, tendo por base vários casos de fraude perpetrados de forma organizada com recurso a plataformas de pagamento eletrónico MbWay, MbPhone e manipulação de comprovativos de transferências.

Na sequência da operação, que se desenvolveu nas zonas de Lisboa, Porto e Albufeira, realizaram-se 35 buscas domiciliárias e procedeu-se à detenção de 11 pessoas – 9 mulheres e 2 homens – presumíveis autores de dezenas de crimes de burla informática agravada, falsidade informática, acesso ilegítimo e branqueamento.

A PJ adianta, em comunicado, que “a estratégia investigatória passou pela identificação, localização e junção de várias participações que se encontravam dispersas por várias comarcas do país, cuja informação tratada e analisada permitiu demonstrar a atividade delituosa reiterada e organizada, que os agora detidos praticavam. Os autores dos crimes levaram a cabo múltiplas ações criminosas, que deram origem a 77 inquéritos agora incorporados, com impacto em cerca de 100 de vítimas”.

Na sequência das detenções e das buscas domiciliárias foram apreendidos vários objetos relacionados com a prática criminosa e/ou adquiridos da forma ilícita.

O valor do dano atingiu, até ao momento, um valor superior a 500.000€, prevendo-se que este valor possa aumentar com a continuação da investigação.

Esta ação policial envolveu 130 inspetores das várias unidades de Lisboa, Diretorias do Norte e Sul da Policia Judiciária.

Os detidos irão ser presentes a primeiro interrogatório judicial, para aplicação da medida a coação considerada adequada, ao mesmo tempo que a PJ prossegue as investigações, “no sentido de apurar a natureza e a extensão das conexões criminosas deste grupo, continuando a acompanhar casos concretos de fenómenos criminais semelhantes”.

LEIA TAMBÉM:

Novo surto de Covid-19 em Lagos

Os petiscos da Rota no concelho de Lagos

Veja onde vai estar a PSP com o radar

(Visited 290 times, 1 visits today)
pub
pub
pub

EVENTOS NO ALGARVE