Política

Luís Encarnação promete mais habitação social para o concelho de Lagoa

Partilhe a notícia
pub
pub
pub

A continuação do combate aos problemas colocados pela pandemia e a recuperação económica do concelho são as duas principais prioridades para o próximo mandato do executivo da Câmara de Lagoa, liderado por Luís Encarnação.

Isso mesmo foi assumido, na sessão de tomada de posse dos eleitos para a Câmara e Assembleia Municipal, que decorreu na tarde desta quinta-feira, pelo homem que, à frente da lista do PS, venceu as eleições autárquicas do passado dia 26 de setembro.

Luís Encarnação prometeu que este vai ser “um mandato para concretizar o que temos planeado”. Uma das vertentes essenciais do trabalho a ser levado a cabo pela sua equipa é “a construção de habitação a custos controlados”. O autarca assumiu que este é um desafio que vai exigir muito de si e dos seus colegas da vereação, pois “enquanto houver uma família lagoense sem uma habitação condigna, a nossa tarefa não estará concluída”.

Outro dos principais projetos consiste na “substituição das principais condutas adutoras da rede de distribuição de água do nosso concelho, algumas das quais com mais de 40 anos, que se partem com demasiada frequência e que nos fazem perder milhares de metros cúbicos de água, um bem essencial à vida, cada vez mais escasso e, por conseguinte, mais precioso”.

Mas o programa que pretende levar a cabo não se esgota nestas vertentes. Estende-se também às áreas da Educação, da Cultura e da Ação Social, “sempre com o empenho de não deixar nenhum lagoense para trás”. O “ambicioso projeto” que diz ter para o concelho passa, igualmente, pelo setor do Desporto, através da melhoria do espaço público e da “realização de obras e infraestruturas fundamentais para o futuro do concelho”.

À frente da Assembleia Municipal vai continuar o socialista José Águas da Cruz que, na sua intervenção, destacou a ação levada a cabo pela Câmara na resposta aos muitos desafios colocados pela pandemia.

O autarca aproveitou a oportunidade para manifestar o seu “desapontamento pela forma atabalhoada como o processo de transferência de competências do poder central para o poder local tem vindo a ser implementado, pondo até em causa a própria bondade da reforma” e voltou a defender a necessidade de se avançar para a regionalização.

Da parte dos representantes das diversas forças políticas eleitas para a Assembleia Municipal, os seus representantes prometeram uma intervenção leal e responsável e de defesa dos programas que apresentaram no último ato eleitoral.

O PS vai governar em maioria absoluta em todos os órgãos autárquicos. Na Câmara vai contar com Luís Encarnação; Anabela Simão, Ana Martins, Ruben Palma e Mário Guerreiro. Os outros dois lugares da vereação vão ser ocupados por Francisco Martins (Movimento Lagoa Primeiro) e Mário Vieira (PSD).

Para a Assembleia Municipal, o PS elegeu 12 elementos, mas contará com um total de 16 votos, uma vez que os quatro presidentes das juntas de freguesia, todos socialistas, têm assento, por inerência, na Assembleia. O Movimento Lagoa Primeiro tem 3 eleitos, tantos como o PSD. CHEGA, Bloco de Esquerda e CDU contam com um elemento, cada.

Aquele órgão vai ser composto pelos seguintes elementos:

– Partido Socialista (12+4): José Águas da Cruz; Pedro Lobato; Maria de Fátima Lopes; Luís Pedro Ribeiro; Carlos Ramos; Maria Licínia Lourenço; Ricardo Silva; Carla Serol; Victor Sobral; Elsa Maria Vieira Mendes; Tiago Lopes e Vítor Santos. A estes elementos eleitos diretamente pela população, juntam-se, nas sessões, os quatro presidentes das freguesias: Joaquim João (União de Freguesias de Lagoa e Carvoeiro), Joaquim Varela (União de Freguesias de Estômbar e Parchal), Luís Bentes (Porches) e Luís Alberto (Ferragudo).

– Movimento Lagoa Primeiro (3): José Alves Pinto, Rute Sobreira e Diamantino Ruivinho.

– PSD (3): José Inácio, Joaquim Cabrita e Telma Viana.

– CHEGA (1): Lurdes Alemão.

– Bloco de Esquerda (1): Jorge Ramos.

LEIA TAMBÉM:

Submarino deteta 280 quilos de droga à deriva no mar

Onze detidos por burlas informáticas superiores a meio milhão de euros

Veja onde vai estar a PSP com o radar

(Visited 261 times, 1 visits today)
pub
pub
ViladoBispo_Banner_Fev
pub
pub

EVENTOS NO ALGARVE